Floresta Nacional de Carajás é reaberta para visitação

publicado: 18/10/2021 17h04
Representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores e ICMbio logo após a cerimônia de reabertura da Flona Carajás

A 5º Unidade de Conservação (UC) mais visitada no Brasil está de portas abertas para visitantes depois de quase 20 meses fechada por conta da pandemia do novo coronavírus

Uma cerimônia realizada na portaria de acesso à Carajás neste domingo, 17, marcou a reabertura da Floresta Nacional (Flona) de Carajás com a presença de autoridades da prefeitura, Câmara de Vereadores e ICMbio. O acesso ao Parque Zoobotânico, um dos principais atrativos, é feito por meio de autorizações individuais, emitidas no setor de Uso Público da portaria, todos os dias das 9 às 16 horas.

Em função dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus, são emitidas 450 autorizações diárias neste primeiro momento, com previsão de ampliação gradativa. “Abrir novamente as portas de uma floresta nacional como a nossa de Carajás é celebrar a vida”, reforçou Vitor Garcia, servidor do ICMbio e coordenador do setor de Uso Público.

“Esse é um momento extraordinário, passamos quase 20 meses de sofrimento, de afastamento de todos, e agora estamos voltando. Agradeço ao pessoal do ICMbio, que fez um trabalho maravilhoso no sentido de fazer a comunidade de Parauapebas sentir que essa floresta é nossa, que vamos cuidar dela e ela vai cuidar de nós”, destacou o prefeito, Darci Lermen.

Após a cerimônia, 100 pessoas que participaram de um sorteio nas redes sociais do ICMbio fizeram a Trilha Lagoa da Mata, uma delas foi a auxiliar de almoxarifado, Josélia Silva. “Foi uma boa oportunidade de conhecer um pouco das belezas naturais da floresta. Vem tanta gente de fora pra visitar e muitos de nós, moradores, ainda não conhecemos, por isso, aproveitei essa oportunidade”, disse Josélia.

De acordo com o ICMbio, a Flona Carajás recebe uma média de 200 mil visitantes por ano, “com os investimentos que o governo municipal fará, a procura pelo destino deve crescer vertiginosamente, vamos construir a maior tirolesa da América Latina na floresta e uma das maiores do mundo”, compartilhou Darci.

O evento de reabertura da Flona contou com a presença também do vice-prefeito, João Trindade, dos secretários de Meio Ambiente, Turismo e Obras, Sávio Santiago, Rodrigo Mota e Wanterlor Bandeira, respectivamente, assim como dos vereadores Zé do Bode e Zacarias de Assunção e da coordenadora da gestora do convênio entre a Prefeitura de Parauapebas e o ICMbio, Nívea Silva.

Parque Zoobotânico de Carajás

A abertura do parque ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, com visita guiada e plantio de mudas no local. Além das autoridades que prestigiaram o evento no domingo, a programação no Zoobotânico contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ivanaldo Braz, representantes da Vale, e de alunos, professores e gestores da escola municipal Nelson Mandela participaram do evento.

Texto: Karine Gomes/com informações de Andréa Reis

Fotos: Elienai Araújo