“Olhares em Foco” certifica 35 jovens do Vale do Sol em cinematografia

publicado: 15/02/2022 18h38

Uma bela exposição de fotografias, que mais pareciam telas de artistas plásticos, marcou a certificação de 35 jovens do bairro Vale do Sol em noções básicas de cinematografia, que resultou num vídeo produzido pelos próprios alunos.

E nas fotografias em tela o rosto de alunas que não escondiam o orgulho de ter participado da oficina oferecida pela Associação de Pais e Mestres de Educandos de Parauapebas (Aspamepr), que mereceu apoio da Prefeitura de Parauapebas por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e da Secretaria da Juventude (Sejuv).

Conforme explicado pela assistente social do Prosap Camila Aragão, esse tipo de oficina “fortalece a autonomia comunitária” e oferece a jovens em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de conhecerem o profissionalismo por trás das câmeras e que pode se tornar fonte de renda para eles já acostumados, com o celular, a produzir fotos e vídeos.

“Eu aprendi coisa que eu nem sabia; só pegava uma câmera e tirava (a foto), mas não é assim. Tem muita coisa que aprendi”, disse a estudante Ana Clara Gomes da Silva, de 13 anos, que pretende fazer novos cursos na área assim como Layane Boais, 18 anos, que confessou ter ficado “impressionada” com o resultado da oficina. “Eu pretendo cursar mais pra poder ter mais experiência, ter mais conhecimento”, planeja Layane.

Força à juventude

A presidente da Aspamepr, Tamanda Alves, disse que o principal objetivo do projeto é “debater o empoderamento da juventude”, para novas conquistas a partir de oficinas que mostre aos jovens caminhos da profissionalização. “A satisfação do sucesso desse projeto é gratificante”, disse ela.

O secretário da Juventude, Yuri Sobieski, destacou as ações da prefeitura na gestão de Darci Lermen para impulsionar as políticas públicas para a juventude. “Somos a única Secretaria da Juventude no Pará, o que é uma demonstração clara de comprometimento da nossa gestão com a juventude”, frisou o titular da Sejuv, que estimulou os jovens a continuarem se capacitando para ajudar a construir Parauapebas. “A responsabilidade é nossa”.

Empenho e resultado

A oficina foi ministrada durante três semanas pelo cineasta Weverson Acácio, de Marabá, que num estúdio montado no próprio centro comunitário deu aulas desde iluminação, sonorização até gravação em campo para a produção de um filme, com base em roteiro decidido pela própria turma.

Tanto Weverson quanto os alunos confessaram: o final da oficina foi uma “explosão de felicidade” pelo resultado alcançado. “Se apenas um aluno tivesse totalmente apto eu já teria alcançado o objetivo. E você ter todos os alunos capacitados, engajados, preparados para o mercado me deixa muito mais satisfeito. Estou hoje realmente em êxtase com o resultado com os alunos”, disse o cineasta.

Diante do grande interesse manifestado pelos jovens pelo curso, a coordenadora do projeto, Nice Pires, informou que outros bairros de Parauapebas serão contemplados com a oficina. “O próximo passo será levar esse projeto para outras comunidades, atender um outro público de jovens porque teve uma aceitação muito boa”, avaliou ela.

Da entrega da certificação também participaram Andrew Silva, coordenador de Relações com a Comunidade; Danilo Mota, presidente do Conselho Municipal da Juventude; e Renato Ferreira, do Instituto Vale do Sol, entre outros.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Elienai Araújo / Hanny Amoras