Prefeitura de Parauapebas e governo do estado inauguram campus da Uepa no município

publicado: 12/09/2023 17h11

As atividades acadêmicas iniciaram nessa segunda-feira, 11, no campus que conta inicialmente com quase 300 alunos de graduação e pós-graduação.

A semana começou muito bem para a comunidade de Parauapebas e da região sudeste do Pará. Um termo de cooperação entre a Prefeitura de Parauapebas, o governo do Pará e a mineradora Vale viabilizou a entrega do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município, nessa segunda-feira, 11 de setembro.

O prefeito Darci Lermen comemorou a nova conquista para a população. “Até pouco tempo, ao chegar no ensino médio, nossos estudantes tinham que sair de Parauapebas para fazer faculdade em outra cidade. Agora, com o campus da Uepa, por meio dessa parceria entre a prefeitura e o estado, essa realidade muda, pois podemos ofertar mais cursos superiores aqui mesmo em nosso município”, destaca o gestor municipal.

Com a inauguração do prédio, os diversos cursos que funcionavam no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), como Ciências Biológicas, Matemática, Engenharia de Software, os três mestrados e duas especializações, passam a funcionar nas novas instalações, bem como os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, ofertados recentemente.

O professor Clay Anderson Nunes Chagas, reitor da Uepa, fala da importância do campus no município para a qualificação profissional dos estudantes da região. “Já estamos em funcionamento desde o turno matinal de hoje, e Parauapebas ganha em educação de qualidade a nível superior com diversos cursos para que nossos estudantes ingressem qualificados futuramente no mercado de trabalho”, diz o reitor.

Para a estudante de Enfermagem, Beatriz Pinheiro, a inauguração do campus traz comodidade para os estudantes. “Saber que não teremos mais que deixar nossos pais, familiares e ir cursar fora é um sonho que se torna realidade. Estamos felizes com a entrega do prédio”, comenta Beatriz.

Helder Barbalho ressaltou a prioridade de seu governo em melhorias e investimentos na educação, segurança e cidadania para todos os paraenses. “Inaugurar o campus da Uepa em Parauapebas é a certeza que a educação avança cada vez mais e nos permite ampliar novos cursos e fazer chamamentos para especialidades de ensino superior dentro das demandas necessárias para a região. Os alunos contarão a partir desse momento com salas climatizadas, salas laboratoriais, informática e professores qualificados. Parabéns ao prefeito que incansavelmente junto com o governo do estado torna o sonho dos filhos de Parauapebas realidade”, diz Barbalho.

Além do governador e prefeito Darci Lermen, a solenidade contou com a presença também do vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade, dos deputados Keniston Braga, federal, e Ivanaldo Braz, estadual; de vereadores e demais autoridades da região.

Na ocasião, foi assinada a Ordem de Serviço para a construção da segunda unidade da Usina da Paz no município e realizada a entrega dos benefícios do Programa Sua Casa – iniciativas do governo do estado do Pará que contam com o apoio da Prefeitura de Parauapebas.

As atividades iniciaram nessa segunda-feira, 11, no campus que conta inicialmente com quase 300 alunos de graduação e pós-graduação.

Texto: Cléo Lopes

Fotos: Cléo Lopes e Luana Ferreira