Parauapebas promove o II Fórum Comunitário do Selo Unicef

O evento faz parte da estratégia para que o município alcance o reconhecimento e a certificação que aponta melhorias nos indicadores de saúde, educação e assistência social de 2021 até 2024.

publicado: 15/04/2024 09h11

O Plenarinho da Câmara de Vereadores ficou lotado, nessa sexta-feira, 12, com diversos atores sociais que avaliaram o plano de ação, nas áreas saúde, educação e assistência social, uma das etapas para a obtenção do Selo Unicef. A 9ª edição do prêmio tem mais de 2 mil municípios inscritos em 18 estados brasileiros.

“A realização desse Fórum é mais uma atividade prevista dentro da metodologia do Selo. Em 2021, quando iniciou o período desta edição, a gente realizou o I Fórum Comunitário, quando trabalhamos em um plano de ação que estabelecia o que seria desenvolvido ao longo desses quatro anos. Agora é a reta final, a gente está realizando o II Fórum justamente pra gente fazer uma avaliação dessa trajetória”, destaca André Reis, articulador do Selo Unicef em Parauapebas. André ressalta ainda que a avaliação do desenvolvimento das atividades é extremamente positiva. “A gente tem ainda uma expectativa em relação a avaliação dos nossos indicadores. Além da realização das atividades, o Selo também avalia sete indicadores do município”, destaca.

“Nós somos agentes do município, assumimos essa responsabilidade enquanto instituição, mas é fundamental entendermos que os servidores públicos tem importante papel nisso. Quero parabenizar nossos agentes comunitários de saúde, os visitadores da assistência social, os cuidadores e monitores sociais. Nós todos temos que ter o entendimento que não há super conselheiros, super promotor, um supersecretário, cada um de nós precisa levar essa informação”, ressalta o secretário de Assistência Social, Celso Valério. Ele lembrou ainda que a secretaria desenvolve programas como o Criança Feliz, que também contribuem para cumprimento de políticas públicas.

Luiz Eustógio, gestor político do Selo Unicef, disse que o Selo Unicef é uma das certificações mais importantes para um município. A iniciativa não tem como intuito apontar erros, e sim contribuir para a garantia de direitos de crianças e adolescentes e execução das políticas públicas. “A gente vive conversando com os técnicos das secretarias, principalmente as que fazem parte tripé saúde, educação e assistência social, mas aqui em Parauapebas é diferente, nós estamos fazendo ações transversais com as secretarias de desenvolvimento, habitação, entre outras, proporcionando uma integração ainda maior”, celebra Eustógio.

A representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Parauapebas (Nuca), Kawane Brenda, disse: “Nosso grupo é o principal agente de mudança na sociedade, especialmente porque ele é composto por adolescentes. Estamos aqui para reivindicar nossos direitos como criança, como adolescente e fazer com que o futuro e o presente sejam mais promissores. E nesse novo plano de ação do Selo UNICEF, juntamente com o Nuca, o nosso objetivo é de fato promover a mudança e promover o impacto positivo na sociedade”, ressalta.

A programação teve a participação de intérpretes de libras e a apresentação de dança da artista neurodivergente Giovanna Meireles.

Texto e fotos: Andréa Reis

Assessoria de Comunicação/PMP