Comunidade Xikrin será beneficiada com ações socioeducativas

publicado: 08/06/2022 13h56

Representantes da prefeitura definem cronograma de atividades nas aldeias para o mês de junho.

Com o objetivo de promover a inclusão e levar serviços às comunidades indígenas, o governo municipal, por meio do Departamento de Relações Indígenas (DRI), mobilizou nesta terça-feira, 7, representantes das secretarias de Saúde (Semsa), Educação (Semed), Serviços Urbanos (Semurb), de Governo (Segov) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP).

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental da Semsa, Carlos Damasceno, a secretaria fará uma série de palestras de orientação sobre nutrição, dengue, malária, febre amarela e zoonoses, como também serão utilizados fumacê e armadilha luminosas nas áreas.

Os animais domésticos receberão vacinas, vermífugos e outros tipos de tratamento. “Inicialmente levaremos orientação e depois entraremos com os serviços de prevenção no caso de agravamento de diversas doenças”, explica Carlos.

A secretária adjunta de Educação, Socorro Silva, informou que, representantes do governo municipal e caciques indígenas, visitarão o estado do Maranhão para conhecer o formato de escolas indígenas Guajajaras, que fazem parte do Programa Escolas Dignas, previsto para implantação nas aldeias xikrins. “O modelo atende melhor a população indígena e será melhor aceita por eles”, explica Socorro.

Para evitar a contaminação do solo através do uso óleo de cozinha, o Saaep vai realizar palestras, assim como ministrará oficinas para auxiliar na fabricação de sabão a partir de óleo reciclado. “Esta é uma ação ecológica e levará mais economia para as famílias indígenas”, explicou Aline Tedesco, representante do SAAEP, que também fará orientações sobre o uso do cloro na água para consumo.

A Segov compartilhou o andamento das ações sob sua responsabilidade, entre elas, a recuperação de estradas que está sendo feita de forma gradual.

Caberá a Semurb levar para comunidade palestras sobre a melhor forma de acondicionamento e destinação dos resíduos.

Texto: Francesco Costa
Fotos: Lucas Santos