Busca Ativa Escolar capacita agentes comunitários

publicado: 30/03/2022 15h41

O Unicef desenvolveu a ferramenta para motivar a permanência de crianças e adolescentes matriculados na escola

O ano letivo já começou e nem todos os alunos renovaram sua matrícula. Parauapebas aderiu ao Selo Unicef – sigla em inglês para “United Nations Children’s Fund” (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que desenvolveu a ferramenta Busca Ativa Escolar, cuja missão é identificar crianças e adolescente que estão fora da escola.

Para que o objetivo tenha êxito, ocorreu a primeira capacitação para agentes comunitários de saúde do município na ferramenta. Luiz Eustógio, gestor político do Busca Ativa Escolar reforça que ele é um programa integrado de políticas públicas. “Este treinamento vai se estender a todos que vão atuar como agentes comunitários. O município está com todas as ferramentas necessárias para buscar os motivos pelos quais essas crianças não foram rematriculadas. Nosso objetivo é garantir que não tenhamos nenhuma criança e adolescente fora da escola”, afirma Luiz.

Sandra Djane, gerente dos Agentes Comunitários de Saúde, reforça a importância do Busca Ativa Escolar e informa que mais de 235 profissionais serão capacitados. “Nós precisamos realmente conhecer mais profundamente o programa do UNICEF, que o nosso município aderiu. Entender direitinho o que que os agentes têm que fazer e como tem que atuar”, enfatiza.

Iniciativas como esta estão acontecendo simultaneamente em todo Brasil. Muitos atores sociais tem o compromisso de contribuir com a oferta de conhecimento para todos de forma igualitária e com foco futuro da comunidade, como explica a coordenadora operacional do Busca Ativa, Margarida Queiroz.

“Estamos na primeira capacitação de agentes comunitários, e junto com a equipe do Busca Ativa Escolar, vamos zerar nossos números e diminuir a evasão e o abandono escolar. Nós precisamos reconquistar nosso aluno. Não só pra ele estar na escola. Mas também pra ele ter uma escola de qualidade”, acredita Margarida.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Andréa Reis e Júlia Ramos

Assessoria de Comunicação/PMP