Parauapebas é destaque nos Jogos da Liberdade

publicado: 20/10/2021 11h31

A 4ª edição do Campeonato de Capoeira aconteceu no sábado, 17, na orla da de São Geraldo do Araguaia, região sul do Pará.

Cerca de 80 atletas capoeiristas participaram da 4ª Edição dos Jogos da Liberdade. O evento é um dos maiores festivais voltados para a modalidade e não foi realizado no ano passado devido às restrições da pandemia, e teve a participação de 70% do público esperado.

Os Jogos da Liberdade são realizados há mais de 20 anos pela Associação de Capoeira Filhos da Liberdade e reforçam os princípios e a valorização da cultura capoeirista.  Ao todo, oito grupos participaram representando os estados do Tocantins, Maranhão e Pará.  O objetivo do evento é avaliar o desempenho dos atletas durante o jogo da capoeira, quando são julgados os movimentos “desequilibrantes”, as gingas, rasteiras, tesouras, saltos, entre outros.

Parauapebas levou 30 atletas para o campeonato, integrantes dos grupos Dandara Bambula, Associação de Desenvolvimento Esportivo e Cultural de Artes de Parauapebas (Adescap) e o Ilha de Maré. “A prefeitura, por meio da Semel, busca valorizar cada vez mais a presença dos atletas nas competições. Tivemos a oportunidade de mostrar o brilho da capoeira em um festival que reúne vários estados. Ficamos felizes pelos resultados, e só temos a agradecer pela logística e todo apoio oferecido”, declarou o mestre Pica Pau Dandara Bambula.

Confira o quadro de premiações:

Categoria Dente de Leite (03 a 10 anos de idade):

1º Lugar – Vitória – Canãa dos Carajás

2º Lugar – Bruno – São Geraldo do Araguaia

3º Lugar – Davi – Canãa dos Carajás

Categoria Iniciante Masculino (a partir dos 12 anos)

1º Lugar – O “Cobra” – São Geraldo do Araguaia

2º Lugar – “Sombra” – São Geraldo do Araguaia

3º Lugar – Samuray – Parauapebas

Categoria Intermediário Masculino

1º Lugar- Daniel Aranha – Parauapebas

2º Lugar- Cobrinha – Parauapebas

3º Lugar- Frank – Parauapebas

Categoria Intermediário Feminino

1º lugar- Miriam Cigana – Parauapebas

2º lugar- Evelyn – Parauapebas (Adescap)

3º lugar- Eduarda – Canãa dos Carajás

Categoria de Graduados a Professor (adulto)

1º lugar-Paulo – Canãa do Carajás

2º lugar- Antônio – Parauapebas (Dandara Bambula)

3º lugar- Careca – São Geraldo do Araguaia

Categoria Absoluto Feminino

1º lugar- Elayne – Parauapebas

2º lugar- Alessandra – Canãa dos Carajás

Categoria Absoluto Masculino

1º lugar – Rafael – Parauapebas

2º lugar – Paulo – Canãa dos Carajás

3º lugar – Careca – São Geraldo do Araguaia

A premiação aconteceu por meio de ranqueamento olímpico (medalhas de ouro, prata e bronze) para os vencedores do 2º e 3º lugar e houve também premiações em dinheiro ao campeão de cada categoria.

Texto: Cleidi Rodrigues – Comunicação Semel

Fotos: Organização do evento