Evento de capoeira reúne de crianças a idosos

publicado: 02/12/2021 11h51
Eles participaram de batizado e troca de corda de capoeira e formatura de capoterapia

O Ginásio Poliesportivo foi o palco escolhido para a formatura dos mais de 300 idosos que fazem capoterapia nos Centros de Assistência Social (Cras) da cidade e batizado e troca de corda das crianças, adolescentes e jovens que participam das atividades de capoeira promovidas pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel) e Assistência Social (Semas), em parceria com o grupo Dandara Bambula.

O seu Manoel Oliveira, que tem 76 anos de idade, estava animado pela troca de lenço, ele recebeu o de cor azul porque já faz capoterapia há mais de um ano. “A capoterapia é uma mistura de danças, exercícios, movimentos que mexem com todo o corpo, traz pra gente qualidade de vida, dinamismo e alegria de viver no dia a dia”, comemora Manoel.

O vice-prefeito, João Trindade, presente no evento, destacou a importância do trabalho, “é de uma grandeza enorme porque nós envolvemos aí a faixa de idade das crianças até os idosos. O governo faz esse trabalho com muito carinho e dedicação”. Mais de 500 beneficiados participaram do evento, sendo 260 alunos de capoeira.

“Esse é o nosso vigésimo batizado e troca de corda e formatura de capoterapia. É uma cerimônia de graduação do aluno de acordo com o nível que vai evoluindo”, explica Edinês Chaves, o Mestre Pica-Pau do grupo Dandara Bambula, destacando que a parceria com a prefeitura é fundamental para o desenvolvimento das atividades que incentivam a capoeira no município.

“A capoeira tem condição de trazer benefício de saúde para o idoso, desenvolvimento para crianças e adolescentes, por isso a Semel disponibiliza em seus polos esportivos essa modalidade, gratuitamente para a população”, informa Jorge Guerreiro, secretário adjunto de Esporte e Lazer.

As atividades de capoterapia e capoeira oferecidas pela Semas atendem às políticas de Assistência Social,  “são oficinas ofertadas dentro dos nossos equipamentos que integram as ações do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo”, detalha Vânia Monteiro, titular da Semas. O vereador Francisco Eloécio prestigiou a programação.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo