Jogos Olímpicos das Escolas do Campo reúne estudantes da zona rural

publicado: 02/12/2021 16h00

O evento trabalha o esporte como ferramenta de acolhimento ao processo de ensino aprendizagem

Em dois dias de competições, dez escolas municipais participaram dos Jogos Olímpicos do Campo realizado na escola Oziel Pereira, na Palmares II. Com a temática: “Retorno das Aulas Presenciais: o Esporte como Estratégia de Acolhimento nas Escolas do Campo”, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação no Campo busca promover o intercâmbio sociocultural, contribuir com o desenvolvimento educacional e destacar a prática esportiva como instrumento na formação dos estudantes.

“Nesse retorno das aulas colocamos como uma estratégia de acolhimento aos alunos das escolas do campo.  Sabemos que o esporte é aliado a educação é uma ferramenta importante no processo de desenvolvimento educacional dos nossos alunos. Seguimos todos os protocolos de saúde para esse evento”, comentou José Leal, secretário de Educação.

De acordo com o Gestor de Educação no Campo, Eduardo Salazar, além de reunir estudantes, o evento é um encontro das famílias da zona rural de Parauapebas.

“Logo que foi anunciado o retorno das aulas presenciais de 25%, nós iniciamos um trabalho de conscientização dos alunos trabalhando o esporte como um aliado estratégico no combate à covid-19. Sempre prezando por orientar nosso alunado quantos hábitos alimentares e prática esportiva dentro das nossas escolas e claro, fora delas. O esporte foi mobilizador para também buscar aqueles alunos que não estavam em sala de aula”, destacou Eduardo.

Na abertura dos jogos houve uma ação de saúde com testagem de covid-19 em massa dos estudantes e atletas que participaram das competições.  Aluno da escola municipal Monteiro Lobato, da vila Paulo Fonteles, Saloan Silva, 16 anos, faz parte da equipe que competiu e falou da volta dos jogos que não ocorreu em 2020 devido à pandemia.

“Sentimos falta dos jogos. Para mim é um ato de incentivo ao estudo e muito importante para a parte física e mental do aluno. É um momento gratificante porque passamos por uma pandemia e temos a sorte de estar aqui. Que possamos sair vencedores daqui mais uma vez”, disse o estudante.

Quem também participou pela sua escola Crescendo na Prática, foi a aluna Gabriely Arruda. “Esse jogo nos incentiva. É bom ver os amigos e professores. Gostei muito que ele voltou e podemos competir”, declarou.

As equipes vencedoras das modalidades xadrez, futsal, handebol e queimada foram premiadas:

Confira as escolas vencedoras:

ESCOLAS

MODALIDADES