Concurso antirracista movimenta estudantes da rede de ensino de Parauapebas

publicado: 02/12/2021 13h56

“Garota Inspiração 2021” premia jovens que são exemplos da garra e beleza de negros e índios.

O Centro Cultural de Parauapebas foi palco na última segunda-feira, 29, de um momento único e cheio de significado para dez alunas da rede de ensino municipal: a premiação das dez vencedoras do Concurso Garota Inspiração 2021. As jovens, convidados, organizadores e apoiadores deram um verdadeiro show de talento, desenvoltura e, acima de tudo, de autoestima e de envolvimento com as causas sociais.

O Garota Inspiração é um projeto artístico-cultural promovido pela revista “Inspiração Teen” e pela Escola Carlos Drummond de Andrade, com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é fomentar a autoestima, empoderamento, representatividade e o pertencimento identitário: negro, indígena e afro-indígena de estudantes da rede municipal de ensino.

Segundo o professor Rubens Santa Brígida, idealizador e coordenador do projeto, a iniciativa surgiu com o intuito de garantir o que preconiza as leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a inserção da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação brasileira.

“O projeto teve início em 2019, na Escola Carlos Drummond de Andrade, a partir de ações antirracista desenvolvidas na unidade educacional. Depois do Garota Inspiração, criamos a Revista Inspiração Teen, que garante a inserção dessas pautas negras e indígenas”, destacou Rubens.

Para o professor, o projeto é um sonho realizado. “Ações como estas buscam garantir uma sociedade melhor e uma educação antirracista. É algo que precisa ser trabalhado melhor no nosso cotidiano escolar e na nossa sociedade. Agradeço a todas as escolas que abraçaram a causa, a gestão da escola Carlos Drummond, a Semed, aos parceiros e amigos”.

Exemplos a serem seguidos
Em sua segunda edição, o concurso contou com 24 finalistas e, destas, as dez primeiras colocadas foram premiadas com troféus e kits, além de comporem a revista, sendo que a primeira colocada será a capa.

Whany Dias, aluna da escola Luiz Magano, conquistou o primeiro lugar no concurso. Para ela, todo o processo ocorreu repleto de aprendizado. “Quebrar as barreiras desse padrão, estilo imposto pela sociedade, foi o principal. Todas as pautas que aprendemos foram importantes. Eu gostaria de ser uma pessoa que inspirasse as outras a serem diferentes, a serem elas mesmas”, disse ela.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, marcou presença na final do concurso e mencionou a relevância da iniciativa. “É importante ressaltar que este projeto foi idealizado por um professor da nossa rede, o professor Rubens, que com muita competência o desenvolveu juntamente com a escola, gestores e apoiadores. A Semed também abraçou a iniciativa, que é importante para a nossa rede”, afirmou o gestor.

Confira a relação das 10 finalistas do concurso:

1º lugar – Whany Dias – Escola Luiz Magno
2º lugar – Franciele Calixto – Escola João Prudêncio de Brito