Colóquio científico e pedagógico evidencia produção de conhecimento de educadores

publicado: 02/12/2021 20h52

Os profissionais de educação de Parauapebas tiveram oportunidade de, na última sexta-feira, 26 de novembro, expor suas pesquisas científicas e realizar troca de saberes e experiências. Foi durante o 2º Colóquio Científico e Pedagógico realizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com a temática “Tridimensionalidade dos Saberes Docentes: Investigação, Teoria e Prática”, o evento foi transmitido pelo canal da Semed no YouTube e foi visualizado por milhares de pessoas dada à relevância da iniciativa.

A coordenadora do departamento de 3º e 4º ciclos da Semed, Regina Moreira, contou que a iniciativa foi fomentada a partir de suas experiências no exterior e deverá gerar frutos a curto e longo prazos.

“Este evento tem uma importância muito grande para a rede municipal de ensino de Parauapebas, pois seu objetivo maior é evidenciar que nossos educadores são, além de bons profissionais, investigadores, autores, mestres, doutores, produtores de conhecimento”, destacou Regina.

Os trabalhos apresentados durante o colóquio foram avaliados e certificados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). “É um presente certificar um evento como este. A universidade pública precisa se fortalecer e ela se fortalece em interação com a sociedade, com os entes públicos e privados, fazendo cooperações e ações de extensão, como também fazendo pesquisa. Trazendo a Uepa para este evento, estamos promovendo para a universidade a extensão. É um momento em que a instituição aprende com a sociedade”, pontuou Osvando Alves, professor da Uepa.

Produção de conhecimento

Frank de Sousa foi um dos professores a apresentar sua pesquisa, realizada na escola João Evangelista durante seu mestrado em Letras e que é voltada para o desenvolvimento de competências comunicativa e linguística.

“Buscamos detectar as crenças que as famílias e os alunos possuem a respeito da língua materna, do ensino de língua materna. E a partir daí realizamos um projeto de intervenção pedagógica”, explicou o educador.

Segundo o diretor técnico pedagógico da Semed, Edson de Oliveira, Parauapebas passou de um município que comprava conhecimento para produtor e exportador de conhecimento. “Nós saímos da posição de consumidores para a de produtores de conhecimento. Nossos eventos estão tendo abrangência nacional e internacional”, comemorou Edson, ao mencionar a qualificação dos professores da rede de ensino e as oportunidades que a parceria com Uepa está possibilitando.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Alves/Semed