Com o tema “Parauapebas, Sem Barreiras: Inclusão é Nosso Direito!”, programação acontece de 18 a 26 de setembro com palestras, ações educativas, atividades culturais e caminhada de encerramento.





Parauapebas se prepara para viver um dos momentos mais significativos do calendário de mobilização social: a XVII Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece entre os dias 18 e 26 de setembro de 2025, trazendo como tema “Parauapebas, Sem Barreiras: Inclusão é Nosso Direito!”.
O movimento pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município começou em 2008, quando representantes da APAE Parauapebas, Sorrir Parauapebas, Unidade Jonas Pereira, Associação de Deficientes Visuais e demais apoiadores passaram a se reunir em casas, associações e até embaixo de árvores para discutir melhorias, propor ações e cobrar a efetivação de políticas públicas. Esses encontros foram fundamentais para fortalecer a causa e impulsionar a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDP).
Desde então, a luta tem sido constante, com o objetivo de garantir inclusão social, acessibilidade, educação especializada, reabilitação e qualidade de vida. A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem se somando a este esforço coletivo, articulando, planejando e fiscalizando políticas públicas voltadas para este público.
A abertura aconteceu nesta quinta-feira, 18, das 8h às 12h, Câmara Municipal de Vereadores, no bairro, Beira Rio. O evento contou com a presença de autoridades municipais, conselhos e movimentos sociais, além de apresentações artísticas, hinos em Libras e palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência.
Programação da Semana
Durante os dias de mobilização, diversas ações educativas serão realizadas:
- Paradas nos semáforos com teatro e panfletagem (22 a 25/09 em pontos estratégicos da cidade);
- Palestras em escolas municipais (18 a 26/09, via Semed);
- Palestras nas UBSs em formato de rodas de conversa (18 a 26/09, via Semsa);
- Atendimento especializado a pessoas ostomizadas (19/09, no CER II).
Encerramento
A semana será finalizada em 26/09, das 16h às 20h, com uma grande caminhada, saindo das Casas Populares II e seguindo até a E.M.E.F Nelson Mandela, onde haverá apresentações culturais, show musical com Josy Leal e convivência comunitária.
Para Edvaldo Lima, membro do Conselho da Pessoa com Deficiência de Parauapebas, (CMDPDP), são esses momentos que fazem a luta valer a pena.
“É um momento muito importante para o município, especificamente para o movimento de luta das pessoas com deficiência. Desde 2008 seguimos unidos, cobrando e sensibilizando poder público e sociedade para que esses direitos sejam efetivados,”
destacou Lima.



“Todos nós temos talentos e capacidades. Nosso papel é mostrar que a inclusão é dever da sociedade e que juntos podemos somar na vida de cada pessoa com deficiência,”
ressaltou Vânia Rodrigues, adjunta da Semas.
A XVII Semana de Luta da Pessoa com Deficiência reforça que a inclusão não é apenas uma pauta de segmentos, mas uma responsabilidade coletiva de toda a sociedade parauapebense.
Texto e fotos: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025