XV Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas já começou

Acessibilidade, capacitismo, políticas públicas e outros temas fazem parte da programação que segue até o dia 22.

publicado: 18/09/2023 12h17

A gestão municipal tem investido em políticas e espaços públicos para o atendimento desta comunidade e de suas famílias. Entre as ações, estão a consolidação do Conselho da Pessoa com Deficiência e da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência.
“Temos lutado junto com eles para a melhoria na qualidade de vida de todos. A coordenadoria não foi criada como um presente da prefeitura para aqueles que tem deficiência, mas sim uma vitória, uma conquista da luta. Que esta semana seja produtiva de muita luta e de muitas conquistas de novos horizontes”, destacou o prefeito Darci Lermen.

“Todo dia é dia de lutar por seus direitos, mas em setembro é o período em que as ações se intensificam. A gente faz a abertura com as autoridades, com as secretarias e as associações mostrando os seus trabalhos atendendo a sociedade. Teremos várias ações, como palestras, capacitismo, trilhas inclusivas e esportes, que vamos realizar pela primeira vez!”, celebra Geová Botelho, responsável pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), ligada a secretaria de Assistência Social.

Uma outra forma de interação e aprendizagem para a comunidade de pessoas com deficiência e a arte-educação. Clara Nunes da Silva, da Secretaria de Assistência Social, desenvolve este trabalho em Parauapebas. “Nós estamos com o projeto Voando Juntos, que é uma peça teatral para falar das pessoas com deficiência sem preconceito, também chamado capacitismo. Para as crianças de três a dez anos, nós fazemos uma peça com fantoches. Cada boneco apresenta uma deficiência e vai falando sobre esse lugar da diferença, que é também lugar de inclusão”, explica a arte-educadora.

A abertura contou com a exposição de brinquedos pedagógicos, serviços de saúde, assistência social, orientação jurídica e apresentações culturais. Ana Paula Gomes, uma das participantes do evento disse que este é um período maravilhoso. “Além de juntar todos nós, PCD ou não, a população tem mais visibilidade. Com o evento, a pessoa com deficiência que fica muito em casa se sente mais motivada. Participe da programação, você só tem a ganhar”, conclui Ana Paula.

Confira a programação

– Atendimentos da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped):

Dia: 18/9 (segunda-feira)

Horário: 8h às 14h

Local: Comped (rua F, número 286, bairro União, entre as ruas 9 e 10)

– Palestra:

Dia: 19/9 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 10h30

Local: CRAS da Nova Carajás (avenida Nova Carajás, Quadra 635, Lote 3, bairro Nova Carajás)

– Palestra:

Dia: 20/9 (quarta-feira)

Horário: 8h às 10h