Você é profissional com mais de dois anos de experiência? Vá à Semmect solicitar seu certificado de competência

publicado: 24/11/2022 11h34

Técnicos de 34 áreas sem direitos garantidos, por falta de certificação, devem reunir documentos e se dirigir até esta sexta-feira, 25, à Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia, para comprovar experiência.

A certificação técnica por competência profissional é um benefício concedido a trabalhadores que têm mais de dois anos de experiência comprovada na área ou conhecimento adquirido ao longo da vida em determinada profissão, garantindo os mesmos direitos de ensino técnico regular com validade em todo o território nacional.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação. No total, serão ofertadas 100 vagas para certificação em 34 cursos técnicos.

Confira quais os cursos disponíveis: administração, agente comunitário de saúde, agricultura, agrimensura, alimentação escolar, automação industrial, construção naval, contabilidade, edificações, eletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, energia renováveis, enfermagem, farmácia, informática, infraestrutura material e ambiental, infraestrutura escolar, logística, mecânica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas pesadas, meio ambiente, metalurgia, mineração, multimeios didáticos, nutrição e dietética, petróleo e gás, prótese dentária, radiologia, refrigeração e climatização, secretária escolar e telecomunicações.

“É uma oportunidade muito importante para avançar no grau de escolaridade e abrir novas possibilidades profissionais que demandam a certificação em determinada área de atuação, como é o contexto do mercado de trabalho hoje. O valor da educação é inestimável e a gestão municipal busca, constantemente, incentivar as pessoas que não tiveram a oportunidade ou que por algum outro motivo não tiveram a chance de se profissionalizar. Agora, trouxemos para Parauapebas essa excelente oportunidade. Cada vez mais, queremos fazer essa diferença na vida de mais pessoas”, diz o gestor da Semmect, Leandro Brandão.

Após o período de entrega dos documentos, o candidato passará por um processo de avaliação que envolve entrevista e avaliação teórica.

Os interessados devem comparecer na sede da Semmect, localizado na rua Café Filho, nº 1107, bairro Altamira, nesta sexta-feira, dia 25, das 8 às 14 horas. Devem atender os requisitos e estar munidos dos seguintes documentos (originais e cópias):

  Ter mais de 18 anos;

  2 anos de experiência referente ao título técnico almejado;

  Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  Certificado de conclusão do ensino médio;

  Título de eleitor;

  Comprovante de quitação eleitoral;

  2 fotos 3×4;

  Carteira de reservista (para homens);

  Comprovante de residência;

  Carteira de trabalho ou contrato de serviço.

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP