Vila Sansão é bicampeão do 14º Campeonato Rural de Futebol de Parauapebas

publicado: 17/11/2021 13h57
Estreante São Raimundo conquista o 2º lugar e levanta a taça ao lado do Paulo Fonteles, 3º lugar, em partidas bem disputadas no Estádio Rosenão.

Foi em clima de casa cheia que o Campeonato Rural de Futebol de Parauapebas encerrou a sua 14ª edição. As finais rolaram no Estádio Rosenão e quem comandou o agito das competições foram as torcidas em um espetáculo à parte.

O campeonato promovido pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) iniciou em 19 de setembro. Quase dois meses de jogos muito intensos entres as 34 comunidades rurais que participaram das competições.

Todos os jogos classificatórios foram realizados entre os polos das vilas Onalício Barros, Pontilhão, Valentim Serra, Vila Sansão, Vila Carimã, mas as finais foram transferidas para o Estádio Rosenão, uma parceria entre a Semel e a Liga Esportiva de Parauapebas (LEP).

Com o campeonato rural, a prefeitura visa a valorização e integração das comunidades mais afastadas, com o objetivo de revelar talentos, conforme destacado pelo coordenador de Esportes Rural da Semel, Abreu Lima.

“Quem sabe muitos dos jogadores que se apresentaram durante as competições possam trilhar caminhos de se tornarem grandes jogadores. Decidimos fazer a final aqui no Rosenão, pois queríamos essa integração entre cidade e campo. A Semel trabalhou muito para hoje ver esse espetáculo de casa cheia; estamos orgulhosos”, parabenizou Abreu.

Garra pelos troféus

No feriado de 15 de novembro, na última segunda-feira, os quatro times finalistas batalharam pelos seus respectivos lugares no pódio para levantar a Taça Zé Romão.

As partidas foram prestigiadas pelo vice-prefeito João do Verdurão, pelo secretário especial de Governo, Keniston Braga, e pelos vereadores Francisco Eloécio, presidente da Comissão de Desportos da Câmara Municipal, e Leandro do Chiquito, além do titular da Semel, Leandro Gambeta.

Os primeiros times a entrar em campo foram o Paulo Fonteles e o Vila Brasil. O jogo começou intenso entre as duas equipes na disputa pelo terceiro e quarto lugares. Tanto que o primeiro gol saiu já no primeiro minuto de jogo, com Paulo Fonteles abrindo o placar. Não demorou para o Vila Brasil reagir e empatar a partida.

No segundo tempo, o Paulo Fonteles voltou decidido a ganhar, dominou o confronto e fez mais três gols, encerrando a partida em 4X1.

Outro jogo aguardado estava na decisão entre o São Raimundo e o Vila Sansão, que ofereceram ao público uma partida digna de final de campeonato. As duas equipes não deram espaço uma para outra e o Vila Sansão, que buscava o bicampeonato, se empenhou nas oportunidades deixadas pelo adversário e, no primeiro tempo, fez dois gols.

No segundo tempo, o São Raimundo ameaçou com ótimas jogadas, mas não conseguiu balançar a rede adversária, garantindo ao Vila Sansão o troféu Zé Romão. “A vitória se repete. Começou em 2008 e hoje, 2021, repetimos a vitória”, festejava o centroavante Huck, do Vila Sansão, quando os demais jogadores do time chegaram para também comemorar.

Motivos não faltavam: nas 14 edições do Campeonato Rural de Futebol, o Vila Sansão chegou a cinco finais. Foi o campeão do primeiro torneio e, agora, conquistou a taça novamente.

O segundo lugar no pódio foi muito festejado pelo São Raimundo, que chegou ao estádio com torcida e muita vontade de vencer em sua estreia no campeonato. “Das 34 equipes, ficaram 32 pelo caminho. A gente conseguiu chegar, só não conseguiu o objetivo de ser o primeiro, mas está bom demais. Foi um belo campeonato e ano que vem a gente vai vir mais forte”, avisou o atacante André Costa, capitão do time.

Premiação

Os três times colocados no pódio receberam as premiações das autoridades presentes no estádio. O título de Melhor Artilheiro ficou para o jogador Jacson Ribeiro, do Paulo Fonteles, que marcou oito gols no campeonato.

Quem levou o troféu Luvas de Ouro foi o goleiro Werley Batista de Almeida, do São Raimundo, equipe que teve o jogador Felipe Melo escolhido como o Atleta Revelação.

O troféu de Melhor Atleta foi conquistado por David Gonçalves, do Vila Sansão.

HISTÓRICO DOS CAMPEÕES

Ano   Vencedor