VI Conferência Municipal de Cultura define diretrizes para os próximos anos

publicado: 04/12/2021 18h25

A plenária da VI Conferência Municipal de Cultura contou com a participação de delegados de todas as regiões da cidade e de todos os segmentos culturais para discussão da implantação do Sistema Municipal de Cultura e aprovação das diretrizes culturais para os próximos dez anos.

“Nós temos um plano de sistema de cultura que foi aprovado na Câmara Municipal, que a gente vai desenvolver no ano que vem com editais, para não deixar a cultura na nossa cidade se entristecer ou diminuir”, comenta o secretário de Cultura, Sadisvan Pereira.

Também foram eleitos os novos conselheiros municipais dos segmentos de artes visuais, literatura, artesanato, audiovisual, música, teatro, dança, cultura popular, povos indígenas, patrimônio material e imaterial. Eles serão responsáveis por elaborar e apresentar as demandas de cada segmento, pensando e planejando as ações junto à Secretaria de Cultura.

“É importante para o setor completo. Nós somos do segmento de artesanato, mas a gente contribui para o setor cultural como um todo”, conta a conselheira de artesanato Sandra Silva. De acordo com Sadisvan Pereira “a responsabilidade de cada um que se cadastrou, que foi eleito nessa conferência, é fazer a transformação da cultura no nosso município”, explica o gestor.

Segundo Sandra Silva, os artistas acabam se envolvendo em suas produções individuais e não se interessam muito pela gestão cultural no município, por isso ela convidou a colega artesã, Vanda Silva, para participar da plenária pela primeira vez “é um prazer confabular com ela dentro dessa gestão cultural”, diz a conselheira.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Orion Lima