Unidades Básicas de Saúde da zona rural de Parauapebas recebem Desfibriladores Externo Automático (DEA)

publicado: 24/08/2022 10h30

Os equipamentos aumentam as chances de sobrevida de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde realizou treinamento com os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da área rural. Eles foram treinados e atualizados em primeiros socorros e suporte básico vida no período de fevereiro a junho deste ano, por profissionais atuantes na Rede de Urgência e Emergência do município.
As Unidades de Saúde da zona rural receberam os desfibriladores externos automáticos- DEA, um aparelho importante e essencial para aumentar as chances de sobrevida do paciente vítima de parada cardiorrespiratória.
O treinamento contínuo dos profissionais tem como benefício a melhoria na qualidade da assistência do primeiro atendimento até a chegada do serviço de maior complexidade, com reconhecimento e tomada de decisão rápida pela equipe. O mesmo treinamento e aquisição do aparelho DEA, serão realizados também em todas as unidades urbanas, conforme cronograma vigente.
O Suporte Básico de Vida (SBV) é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras essa é uma aquisição significativa que vai impactar de forma decisiva na saúde da zona rural. “Estamos sempre buscando o melhor para nossa população, e essa aquisição com certeza vai salvar muitas vidas. Ao longo desses anos a nossa saúde deu um salto tecnológico muito grande, com equipamentos de ponta, e oferecemos um atendimento do SUS humanizado e de qualidade pra nossa gente”, finalizou o gestor da pasta.

Prefeitura de Parauapebas