
Um novo tempo na saúde de Parauapebas. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade Nova foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (31), com a presença de autoridades municipais, servidores e usuários. Criada em 1984, a unidade surgiu a partir da antiga unidade mista da Fundação Serviços de Saúde Pública, hoje Hospital Geral de Parauapebas. Desde então, tem sido fundamental na descentralização e humanização do atendimento à população.


A UBS Cidade Nova é uma das primeiras unidades de saúde do município e atende moradores dos bairros Cidade Nova, Primavera, Maranhão e União. Ela conta com quatro equipes de Saúde da Família, duas de Saúde Bucal e uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo e farmacêutico, além de médicos especialistas, como ginecologistas e pediatras.



Estrutura renovada para melhor atendimento
A unidade conta com salas de acolhimento, triagem, coleta, vacinação, espera, curativos, injetáveis e observação, além de setores administrativos, farmácia, 14 consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, auditório, áreas para esterilização de materiais (CME), depósito de materiais de limpeza (DML), copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Ações e serviços ofertados
A UBS oferece diversos serviços à população, incluindo: acolhimento à demanda espontânea; administração de medicamentos (oral e injetável); aferição de pressão arterial; atendimento em urgência básica (curativos, febre, dor aguda, drenagem de abscesso, desidratação, entre outros); coleta de exames laboratoriais e citopatológicos; consultas individuais e compartilhadas; dispensação de medicamentos; testes rápidos; grupos de educação em saúde; marcação de consultas, exames especializados e cirurgias eletivas; medição de glicemia capilar; nebulização; observação por até 8 horas; práticas integrativas e complementares; prevenção e promoção da saúde nas escolas; pequenos procedimentos e cirurgias; retirada de pontos; terapia de reidratação oral; vacinação; vigilância, prevenção e controle de doenças, violência e acidentes; visitas e atendimentos domiciliares.



Depoimentos e homenagens
Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Aurélio Goiano destacou o compromisso com a saúde pública: “Essa Unidade Básica de Saúde tem um gostinho de inauguração. Trouxemos uma estrutura diferenciada, vi agora a farmácia cheia, e isso é motivo de gratidão. Entregar qualidade de vida para a população é nossa prioridade.”

O secretário de Saúde, Marcos Vinícius, ressaltou as melhorias para usuários e servidores. “Agora temos mais conforto para os atendimentos e para os profissionais, que passam a contar com um ambiente mais adequado. Isso significa um serviço mais eficiente e humanizado para a população.”

Anderson Moratório, presidente da Câmara, reforçou a importância da iniciativa. “Isso reflete diretamente na qualidade do atendimento. A política de saúde precisa ser aplicada de forma eficiente para beneficiar quem mais precisa.”

Além da nova estrutura, a reinauguração foi marcada pelo reconhecimento do trabalho dos servidores da UBS e homenagens. A dermatologista Cynthia Bitar Hachen, que atua em Parauapebas desde 1986, foi uma das homenageadas. “Foi uma surpresa maravilhosa. Não esperava por isso, embora eu acredite que sou a funcionária mais antiga desta UBS (risos). Receber o reconhecimento pelo trabalho da gente é muito gratificante”. Outro homenageado foi José Tadeu Mendes, controlador de acesso da unidade há 17 anos: “Foi uma emoção grande. Tenho uma gratidão enorme por essa unidade e sou feliz por trabalhar aqui.”



A gerente da UBS, Regiane Sobral, celebrou a reinauguração. “Só tenho a agradecer a todos que colaboraram e dizer que a gente está muito feliz. É reinauguração, mas para nós é uma nova casa e estar de volta na casa nova é muito bom”. A moradora Lias Lemos também expressou sua satisfação. “Hoje estamos vivendo uma nova história. Tudo está melhor do que estava e nós agradecemos à Deus e ao prefeito”.

A reinauguração da UBS Cidade Nova simboliza um avanço na oferta de serviços de saúde no município, garantindo mais qualidade no atendimento, melhores condições de trabalho para os profissionais e um ambiente mais acolhedor para a população.

Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Andrea Reis e Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação / PMP 2025