Única paraense a participar do Programa Ubuntu é de Parauapebas

A servidora pública de Parauapebas Kerla Dias é única paraense a participar do programa “Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras no Setor Público”. O processo seletivo recebeu mais de 1.400 inscritos de todo o Brasil.

publicado: 03/07/2023 14h32

A analista de sistemas, Kerla Dias, tem um grande motivo para comemorar – ela é uma das 100 participantes do programa “Ubuntu – Desenvolvendo Lideranças Negras no Setor Público”, que tem o objetivo de ampliar e consolidar a participação de profissionais públicos negros e indígenas em posições de liderança no setor público e querem desenvolver ações antirracistas em seus órgãos. O programa, que está na segunda edição, é uma iniciativa exclusiva da Vetor Brasil, Organização da Sociedade Civil (OSC) de atuação nacional.

On-line e gratuito, o Ubuntu tem ainda a proposta de desenvolver competências socioemocionais, promover a equidade racial na administração pública, além de aumentar a representatividade e reduzir desigualdades por meio de mentorias individuais e coletivas, e encontros para trocas de conhecimento e experiências. A formação inclui conteúdos sobre diversidade e tutoria especializada para potencializar o crescimento em nível individual e coletivo.

“Eu me sinto muito prestigiada em participar desse programa que levanta uma pauta essencial, que é a questão racial. Ser a única paraense nesse universo me faz entender que tenho papel muito importante. Como ‘ubunter’, terei acesso a trilha de formação focada em habilidade socioemocional, liderança, gestão de pessoas e letramento racial, além de conexão com lideranças representativas de todo o país”, destaca Kerla, que é servidora pública da Prefeitura de Parauapebas há 12 anos e atualmente está lotada na Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Defesa do Cidadão (Semsi).

O processo seletivo para esta edição durou dois meses e contou com análise curricular, socioeconômica, indicação da chefia imediata, carta de intenção e entrevista por competências. O programa tem duração de seis meses, teve início no último dia 10 de maio e segue até novembro, e contará com a apresentação de projeto de intervenção, cujo objetivo é fortalecer o município com ações antirracistas.

Em 2022, o Programa Ubuntu recebeu 400 inscrições para as 50 vagas disponibilizadas. A região Norte foi representada pelos estados do Amapá e Amazonas, sendo a primeira vez que o Pará participa do programa.

Texto: Joice Lima/Semsi

Fotos: Leila Silva/Semsi