Um toque pela vida: Semel e Semsa se unem em prol da campanha do Outubro Rosa

publicado: 18/10/2021 11h37

Que o esporte é sinônimo de saúde todo mundo sabe, e melhor ainda se vier com informações que possam ajudar a combater o câncer de mama.  Foi esse o objetivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com uma ação do Outubro Rosa voltada às mães dos alunos matriculados na escolinha esportiva da Semel e as servidoras.

No evento, realizado no ginásio poliesportivo Islander Souza foi disponibilizada a van da Semsa com atendimento médico e consultas ginecológicas e nutricionais. Estiveram presentes o secretário adjunto de Saúde, Paulo Vilarinho, o secretário adjunto de Esporte, Jorge Guerreiro, a coordenadora do Projeto Esporte e Cidadania (Pec), Rosânia Correia, a enfermeira da saúde da mulher, Cleice Reis, além da  participação da coaching motivacional Cleidi Rodrigues que realizou um bate papo com as convidadas sobre autoestima, cuidados com a saúde mental e emocional.

Esse ano, a orientação para as mulheres é manter uma saúde equilibrada por meio de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, atenção redobrada quanto ao consumo de drogas ilícitas, cigarros e bebidas, sedentarismo, obesidade e o controle dos níveis de estresse, fatores que podem contribuir para disseminação das doenças cancerígenas.

“Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo foram diagnosticadas com câncer de mama, desse quantitativo cerca de 24,5% são brasileiras, por isso é importante alertarmos as mulheres. O Outubro Rosa é também para os homens que podem ser tão vítimas quanto as mulheres, por isso o autoexame ainda é uma ajuda precoce no diagnóstico”, alertou a enfermeira Cleice Reis.

“O esporte é uma grande ferramenta de combate ao câncer e quanto mais propagarmos isso, mais pessoas buscarão uma vida saudável. A Semel está de parabéns por essa ação”, declarou o secretário adjunto da Saúde, Paulo Vilarinho.

Na ação houve ainda apresentações de capoterapia, prática terapêuticas da capoeira para movimentações das articulações do corpo, do grupo Dandara Bambula. As alunas de ballet fizeram uma coreografia especial para o momento. A zumba não poderia faltar e sob o comando dos professores Marliete Sídio e Leandro fizeram as mamães suarem a camisa, com o apoio dos professores convidados, Adilson Fernandes e Belek.

“É sempre maravilhoso participar desses encontros, eles nos oferecem sempre informações que na correria do dia a dia não nos atentamos.  Com essa atitude, a mulher que tiver com baixa autoestima e deprimida sai daqui renovada”, declarou Ires, aluna da zumba,

“Hoje resolvemos trazer as mães dos alunos do Pec e as servidoras para esse momento. Temos certeza de que muitas que vieram, saíram daqui com uma bagagem recheada de informações para cuidar e prevenir quem ama.   A Semel não tem medido esforços para mostrar a importância do esporte, que é vida, saúde e transformação para as famílias”, finalizou a coordenadora do Pec, Rosânia Correia.

Texto: Comunicação Semel

Fotos: Lenno Costa