Turismo, Cultura e Desenvolvimento: Parauapebas mostra seu potencial para o mundo

publicado: 12/11/2021 17h17

Município ganha espaço e atrai atenção das agências de viagens em feiras de turismo

Muito se discute sobre a busca de novas matrizes econômicas para Parauapebas, e foi com o desafio de ampliar os horizontes que a gestão municipal começou a investir em outros segmentos, o principal deles o turismo. Há quatro anos, poucos acreditavam nos resultados que o município já alcança.

“Parauapebas já está no radar das agências de viagens e nós, certamente, com a implantação de mais estrutura com a construção dos parques temáticos, vamos levar muita gente a Parauapebas. Vamos gerar mais emprego, renda e desenvolvimento”, afirma o prefeito Darci Lermen.

Para ser grande, é preciso estar entre eles! Além de planejar e investir na estruturação da cidade para melhor atender os munícipes e receber os turistas, a prefeitura leva o nome da cidade para os quatro cantos do País, participando de feiras de turismo como parte de uma ação estratégica para minimizar os efeitos das dimensões geográficas.

Durante esses eventos, Parauapebas apresenta nossa história, cultura e potencial turístico e econômico do município. Tudo em meio a destinos turísticos já consolidados, como as praias do Nordeste e cidades históricas do Centro-Sul.

Em 2021, Parauapebas se fez presente na feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), na Brazil Travel Marketing (BTM) e, na semana passada, esteve na Aviesp Expo – edição do Festuris, em Gramado (RS). “O Festuris é um dos maiores eventos de turismo do Brasil e da América do Sul. É muito importante a participação do Estado e muito importante a participação de Parauapebas. Nós apoiamos a iniciativa”, declarou o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

Festuris 2021

O Festival Internacional de Turismo (Festuris) reuniu centenas de expositores, entre empresas, destinos brasileiros e internacionais. Mas, sem dúvida, Parauapebas se destacou.

“Ter a cidade de vocês numa feira internacional de turismo é excepcional, ainda mais com a estrutura que vocês trouxeram e atrativos. Já quero fazer uma visita técnica lá com vocês para também trazer coisas para a nossa cidade”, disse o capixaba Ronald Rodrigues.

O estande de Parauapebas contou a história do município, proporcionando aos visitantes a experiência em conhecerem o grafismo Xicrin, a gastronomia com a explosão de sabores da região amazônica, as pedras preciosas e nossas rotas turísticas. Para a organização do Festuris, a participação de Parauapebas foi um marco nesses 33 anos de feira.

“Parauapebas é um destino turístico maravilhoso. Estamos muito surpresos com a história de vocês, com a riqueza cultural e com a exuberância da natureza mostrados neste estande, que é o mais bonito da feira e o mais original. Então, parabéns Parauapebas, vida longa para o Norte e que a gente faça essa conexão sempre”, disse Eduardo Zorzanelo, CEO do Festuris Gramado.

Texto: Anne Costa

Fotos: Ascom/ PMP