Trilhão Tatu de Ferro movimentou pilotos de três estados com muita adrenalina em Parauapebas

publicado: 26/09/2022 14h11

Pará, Tocantins e Maranhão participaram da primeira edição com percurso de 35 km

A Associação Motoclube Off Road Parauapebas em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou na manhã deste domingo, 25, a primeira edição do Trilhão Tatu de Ferro.  Com muita adrenalina, aproximadamente 200 pilotos participaram da trilha feita somente para motos e que contou com pilotos de 22 cidades do Pará, oito do Tocantins e seis do Maranhão. Foram 35 km de trilha técnica com grau de dificuldade médio e alto.

“É com o enorme prazer que a gente está aqui pelo nosso primeiro Trilhão Tatu de Ferro, onde a ideia surgiu pequenininha e a gente teve o apoio do Leandro Gambeta da Semel para proporcionar um evento maior. Esse é o nosso primeiro, ano que vem nós vamos ser o maior do Pará. O principal objetivo nosso é estar mostrando a nossa trilha com bela paisagem e trazendo turismo para dentro de Parauapebas, movimentando assim os comércios locais, hotelaria, restaurante, a parte de infraestrutura”, afirma Túlio Prado, organizador do Trilhão Tatu de Ferro.

A largada foi no Lago da Nova Carajás, passando pela avenida dos Ipês, no bairro Cidade Jardim, entrando no Projeto Pipa, seguindo na Trilha Urbana 1, subindo o morro da Antena e seguindo a Trilha do Tatu de Ferro e a Trilha da Onça, a melhor trilha da Capital do Minério e do estado. Os primeiros pilotos conseguiram concluir a trilha por volta das 14h, enquanto que os chamados “limpa trilha”, concluíram às 18h30. Os participantes aprovaram a trilha e curtiram as paisagens por onde passaram. O evento deve permanecer no calendário esportivo da cidade.

“Nós já realizamos outros eventos e aí com esse nome Tatu de Ferro que foi algo idealizado e voltado pela diretoria e seus demais integrantes, é o primeiro. Então, as expectativas são muito boas, as nossas trilhas são bem organizadas, bem sinalizadas, limpas. Eu conheço algumas trilhas do Pará e eu ouço e acredito de verdade, que trata-se de uma das trilhas mais difíceis, com maior adversidade de pedra, morro, raiz”, disse Rodrigo Zanrosso, piloto de Parauapebas.  

O evento contou com os pilotos iniciantes e com os mais experientes, se tornando uma trilha para todos os níveis de pilotos. A cidade de Redenção foi a que mais teve participantes no Trilhão Tatu de Ferro, com 22 pilotos. As mulheres também marcaram presença, é o caso de Brenda Carvalho, que veio da cidade Sítio Novo, do Tocantins, para participar da trilha e conhecer as naturezas do Pará.

“Me sinto muito feliz em estar aqui nesse momento podendo prestigiar esse grande evento. O lugar de mulher é onde ela quiser. Primeira vez que eu venho aqui em Parauapebas prestigiar e conhecer a natureza um pouco”, fala Brenda Carvalho.

Antes da largada todos os participantes tiveram um café da manhã reforçado e receberam o kit com camisa e boné do evento, além de concorrer a sorteio de brindes. Os pilotos receberam o roteiro da trilha para saber o percurso e por onde iriam passar. A coordenação do Trilhão do Tatu de Ferro entregou medalhas personalizadas para os pilotos participantes do evento.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: José Piedade

Assessoria de Comunicação / PMP