A noite desta quarta-feira, 24, foi de aprendizado para os empreendedores de pequenos negócios da cidade de Parauapebas. É que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou em parceira com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o workshop gratuito com o tema Trilhando Caminhos da Exportação Sustentável COP 30. O encontro ocorreu na Agência de Negócios Carajás II, um dos polos do Sebrae no Pará.
“Estamos trazendo uma informação para os empresários da região. Nossa intenção é que os empresários tenham condições de exportar ou importar. O Sebrae tem um projeto que facilita a compreensão e o entendimento da exportação. A gente sabe que tem muito empresário na região, aqui é uma região muito rica de pequenas empresas com muitos produtos e potenciais, e eles podem exportar, e precisam ter apoio principalmente no conhecimento”, afirma Roberto Bellucci, palestrante e analista da unidade de gestão estratégica e mercado do Sebrae Pará.
O workshop foi uma boa oportunidade para quem está dentro do mercado compreender o assunto, indicando aos participantes, os caminhos mais simples para poder colocar os seus produtos em nível internacional ou até para importar. É o caso da empresária Sandra Brasil, que participou do evento buscando conhecimento para exportar seus produtos já pensando na COP 30 no Pará.
“Para gente é muito importante. Porque assim, a gente vai descobrindo como trilhar o caminho, é como diz o evento, o caminho é da exportação e para a Preciosa Amazônia isso é muito importante chegar na COP 30 conhecendo todo o caminho para exportar o nosso produto”, avalia Sandra, empresária participante que trabalha na loja Preciosa Amazônia, onde foca nas biojoias e no artesanato em geral, dentro de uma associação.
O Sebrae tem no Pará 13 Agências de Negócios espalhadas em todas as regiões do estado e o evento pretende passar por todos os polos: Belém, Redenção, Capanema, Paragominas, Marabá, Abaetetuba, Santarém, Castanhal, Breves, Soure, Itaituba e Altamira. O workshop veio para fomentar o desenvolvimento de negócios de exportadores e importadores, trabalhando a questão da internacionalização, adequando os produtos para a COP 30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém.
“Em parceria com a Semtur, de Parauapebas, o Sebrae trouxe a gente para falar com os empresários dessa trilha de capacitação que a empresa começou a oferecer, voltado para adequar esses pequenos negócios para que eles possam saber como podem importar, ou como podem exportar. No caso da COP 30, o nosso objetivo principal é adequar esses produtos para potenciais clientes e potenciais participantes, que vão estar durante as feiras que são de outros países, e de terem acesso aos nossos produtos e serviços”, enfatiza Lucélia Guedes, palestrante e mestre em desenvolvimento local e especialista em comércio exterior.
Texto: Fábio Relvas
Fotos: Adahilton Araújo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas