Tradicional Desfile Cívico Escolar de Parauapebas retorna em grande estilo

Para comemorar o 7 de Setembro, 71 pelotões com mais de três mil integrantes civis e militares marcharam na avenida com o tema “Brasil 200 anos: a independência somos todos nós!”. A parada cívica teve a cadência marcada pela sempre aguardada Fanfarra Municipal, que agora é formada também por instrumentos de sopro.

publicado: 08/09/2022 18h03

A retomada do tradicional Desfile Cívico Escolar de Parauapebas lotou parte da rua E e toda a Praça de Eventos na tarde de ontem, 7 de setembro. Com o tema “Brasil 200 anos: a independência somos todos nós!”, mais de três mil pessoas, entre alunos de escolas públicas e particulares, além de instituições militares e civis, deram um verdadeiro show de cultura, diversidade e cidadania.

Foram ao todo 71 pelotões que, com uso de diversas narrativas, figurinos, carros alegóricos e muitas cores, levaram para a avenida a contextualização histórica do bicentenário da Independência do Brasil, bem como diversas reflexões acerca da concepção de educação presente nas diferentes sociedades e tempos históricos, além dos avanços da educação municipal.

A abertura ficou por conta do prefeito Darci Lermen e da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique. Na sequência, vieram as instituições militares e alunos da escola Chico Mendes com as bandeiras das 27 unidades federativas e do Distrito Federal. O carro de abertura trouxe os pequeninos da escola Jakson de Souza representando a diversidade cultural do povo brasileiro, seguida pelos demais pelotões.

O desfile apresentou ainda a importância das políticas inclusivas, com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semsa) levando à avenida os grupos atendidos pela prefeitura, como as pessoas com deficiência e idosos.

O público que prestigiou o ato cívico ficou encantado com as performances das instituições envolvidas. O comerciante Fernando Gomes acompanhou tudo de pertinho. “Sempre acompanho os desfiles aqui e estava ansioso por este. Tenho duas sobrinhas desfilando e vim prestigiá-las. Está tudo muito bonito”, afirmou Fernando.

A escola Terezinha de Jesus apresentou a temática “A Educação no Período Colonial”, com a participação de cinco pelotões. Para a gestora da unidade educacional, Madalena Carvalho, o momento foi esperado com muita expectativa e ansiedade. “É muito emocionante! Retornamos com todo gás, toda energia para fazermos um desfile lindo”, disse Madalena, lembrando o quanto as escolas estavam empolgadas em participar.

Coletividade

O prefeito Darci Lermen comemorou o sucesso do desfile. Para ele, o evento foi marcado pelo trabalho coletivo que envolveu diversas escolas, secretarias e instituições. “Nós temos muito orgulho de sermos brasileiros, de sermos patriotas e fazer parte dessa nação. Estou muito feliz de ver que a nossa equipe – Semed, Sejuv, Assistência Social, Saúde, entre outros – conseguiram organizar um evento lindíssimo, um desfile maravilhoso”.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, também destacou o esforço e compromisso de todos os envolvidos no desfile. “O desfile superou nossas expectativas em todos os sentidos, tanto em beleza e organização quanto em relação ao público. Estamos muito felizes com o resultado e também agradecidos a todos os envolvidos. Sem o compromisso e dedicação de cada um deles, o evento não seria possível”, reconheceu o gestor.

A Fanfarra Municipal

Como de costume, a Fanfarra Municipal Faruk Salmen deu um verdadeiro show na avenida. Os 84 integrantes entraram triunfantes e permaneceram excepcionais até o final. Conforme observado pelo secretário municipal da Juventude, Yuri Sobieski, o desempenho dos jovens é resultado de muita dedicação e, é claro, ensaios.

“Estamos muito felizes com este retorno do nosso desfile presencial. Além disso, é a primeira vez que temos instrumentos de sopro na avenida. Esse dia vai entrar pra nossa história. É uma emoção muito grande”, destacou Yuri.

“Está sendo um momento muito incrível pra gente. Após dois anos de pandemia, a gente estava sentindo falta de tocar, fazer batuque porque é o que a gente ama de verdade”, destacou com um belo sorriso no rosto o jovem integrante da Fanfarra, Buttovysk Sousa.

Texto: Messania Cardoso
Fotos: Elienai Araújo