

A experiência de comunicação desenvolvida pela Prefeitura de Parauapebas ganhará destaque no cenário nacional. O trabalho intitulado “Comunicação cidadã: leveza e utilidade pública na produção audiovisual da Prefeitura de Parauapebas (PA)” foi aceito para apresentação no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública), que será realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
De autoria da jornalista e mestre em Comunicação, Morgana Albuquerque, integrante da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, o estudo apresenta as práticas adotadas na produção de conteúdos audiovisuais institucionais com linguagem simples, acessível e de fácil compreensão, com foco na transparência e na utilidade pública.
O trabalho destaca como a comunicação audiovisual tem se tornado uma ferramenta estratégica para aproximar a gestão municipal da população, garantindo o direito à informação e estimulando a participação cidadã. Entre os exemplos analisados estão campanhas de conscientização no trânsito, orientações ambientais e a divulgação de instrumentos de participação popular, como audiências públicas de forma leve, dinâmica e compreensível aos diversos níveis de conhecimento.
Para a gestão municipal, o reconhecimento reforça a importância de investir em uma comunicação pública de qualidade, que valorize o diálogo com a comunidade. “Parauapebas vem mostrando que é possível comunicar com responsabilidade e leveza, aproximando cada vez mais o cidadão das políticas públicas”, ressalta o assessor de Comunicação, Bariloche Silva.
Morgana Albuquerque destaca a importância do papel de uma comunicação pública comprometida. “Este aceite é um reconhecimento do esforço coletivo que realizamos diariamente na Ascom para tornar a informação pública mais acessível, clara e próxima da população e poder compartilhar essa experiência em um congresso nacional é, também, uma forma de mostrar que Parauapebas está à frente de práticas inovadoras na área”.
O ComPública é um dos principais eventos do país voltados à comunicação pública e reúne pesquisadores, profissionais e gestores de diversas regiões, promovendo a troca de experiências e a construção de práticas inovadoras para fortalecer a relação entre governo e sociedade.
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025