Titula Parauapebas: realizada a coleta documental dos moradores do entorno do Ilha do Coco

publicado: 29/04/2023 07h39

Equipe técnica do Prosap atendeu a população das 17 às 20 horas. Dos 94 moradores convocados, 79 compareceram à ação.

Cumprindo a etapa fundamental de Coleta Documental do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) – o Titula Parauapebas, os moradores que residem, no entorno do Igarapé Ilha do Coco, participaram da ação de coleta, realizada nessa quarta-feira, 26, na quadra poliesportiva da Escola Paulo Fonteles.

“Entreguei todos os documentos que me pediram”, diz Maria Cardoso de 74 anos. Ela reside em Parauapebas há 32 anos, dos quais 21, na rua 18 do bairro União, um dos beneficiados pelo Titula. “Quero agradecer a Deus e ao Prosap por essa possibilidade de receber o meu título”, comentou a moradora dizendo que se sentirá honrada e respeitada quando receber o documento.

Raimundo Sousa de 65 anos, chegou a Parauapebas, ainda em 1987, e também, desde então, sempre morou no bairro União. “Atualmente, não sei quanto custa para tirar o documento [título de propriedade]. Mas receber, gratuitamente, é maravilhoso. Eu trouxe toda a documentação solicitada e vou me sentir muito feliz quando receber o documento do meu imóvel, porque era o que a gente mais esperava”, observou.

Desenvolvido pela prefeitura de Parauapebas, por meio do Prosap, o Titula já entregou um total de 629 títulos de propriedades para os moradores do bairro Liberdade 1. Neste mês de maio, aniversário da cidade, o programa pretende realizar a entrega de mais títulos.

A região do Ilha do Coco faz parte da Terceira Etapa do Titula Parauapebas que teve início no bairro Liberdade 1 e também já foi desenvolvido junto aos moradores do bairro Vale do Sol.

“A pessoa que não compareceu, aqui na coleta documental, pode, posteriormente, procurar o Escritório Socioambiental do Prosap que nós realizamos o seu atendimento. Se o morador tiver alguma dificuldade ou comorbidade que não possa ir, pode também solicitar o atendimento na sua própria casa”, disse Vanessa Ineth que é assistente social do Prosap e responsável pela mobilização comunitária da Reurb.

“Esta é a etapa principal do Titula. É nela que o morador está, de fato, solicitando, requerendo a regularização do imóvel. Sem essa etapa, não há a possibilidade de a regularização acontecer”, explicou Vanessa.

O Escritório Socioambiental do Prosap está localizado na rua Rio Dourado, s/n, bairro Beira Rio I, ao lado do prédio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep). O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para almoço).

O morador também pode entrar em contato com equipe do Titula Parauapebas por meio do WhatsApp: (94) 98151 – 6034.

Texto: Nara Moura
Fotos: Arquivo Prosap