Tem idade para aprender? Conheça as propostas da Educação de Jovens e Adultos em Parauapebas

publicado: 27/02/2023 09h05

Educação de qualidade e para todos é prioridade do governo municipal da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta última modalidade tem garantido a inserção de muitos jovens na educação formal, como também no mercado de trabalho. Atualmente o município conta com seis escolas que atendem alunos da EJA (1ª a 4ª Etapa) e três Centros de Ensino Personalizados para a Educação de Jovens e Adultos (Cepeja), que atende do 6º ao 9º ano.

A EJA é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir a educação básica na idade apropriada. Para se matricular em uma das unidades é preciso ter idade mínima de 15 anos (comprovados na data da matrícula) e apresentar certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, de escolaridade (caso possua), RG, CPF e uma foto tamanho 3×4.

“Caso não tenha documentação de escolaridade, os interessados podem fazer um teste de nivelamento para saberem o nível escolar em que devem ingressar para dar prosseguimento aos estudos”, esclarece a coordenadora da EJA na rede municipal de ensino, Célia Brandão.

A coordenadora frisa que as matrículas para as escolas que ofertam vagas na modalidade presencial, período noturno, ainda estão abertas e seguem até o final de março. Já os Cepejas, modalidade de ensino semipresencial, ofertam vagas durante o ano todo.

ENSINO PRESENCIAL

Maria Deolvete Corrêa, hoje com 72 anos, estuda a 2ª etapa na escola Jean Piaget. Ela reconhece a importância dessa retomada dos estudos e fala sobre a importância do apoio dos familiares para aqueles que querem voltar a estudar. “Eu me matriculei por incentivo da minha nora. Quando conclui a 1ª etapa, pensei em desistir pela dificuldade para ir à escola, mas ela continuou me apoiando e me deu força para prosseguir”, relata a estudante.

Parauapebas possui seis escolas que atendem alunos da EJA: Faruk Salmen (Rua: Paulo Afonso, 360, bairro da Paz), Jean Piaget (Avenida Goiás, Quadra Especial, bairro Liberdade I), João Evangelista (Rod. Vicinal Sul, Quadra Especial, Palmares Sul), Nelson Mandela (Avenida Castanheira, Quadra Especial, bairro Tropical, I), Olga da Silva (Rua Santo Antônio, 1270, bairro Altamira) e Terezinha De Jesus (Av: F, Quadra Especial, bairro Cidade Jardim). Elas ofertam o ensino da 1ª a 4ª Etapa (ensino fundamental) de forma presencial.

CENTROS PERSONALIZADOS

Além do EJA, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui três Centro de Ensino Personalizado para a Educação de Jovens e Adultos (Cepeja), onde se pode concluir do 6º a 9º ano em um período de 6 a 24 meses, por meio de aulas semipresenciais, ofertadas de acordo com a disponibilidade do estudante.

O Cepeja I fica localizado no Rio Verde (Avenida Castelo Branco, 65). O Cepeja II – Castro Alves está situado na bairro Betânia (Rua Bartolomeu, 430). Já o Cepeja III – Raquel Botelho fica no loteamento Parque São Luís I (VS10) (- Rua 2, quadra A, lotes 3 e 5).

O diferencial do modelo é o atendimento individualizado e a presença flexível, que dá oportunidade aos que têm 15 anos ou mais de cursar os anos finais do ensino fundamental de acordo com a disponibilidade que possuem.

“Parei de estudar há muito tempo e agora quero concluir logo o ensino fundamental. Como trabalho, optei por estudar no Cepeja. Durante a semana estudo o material didático em casa e duas vezes por semana vou à unidade para tirar dúvidas com os professores e realizar as avaliações”, explica o aluno do Cepeja II, Walisson Deyvid Sousa. O jovem afirma que gostou muito do método utilizado no centro, pois conseguiu aprender mais com o atendimento personalizado.

Texto: Sandra Bispo
Fotos: Thamires Tayná