Sociobiodiversidade continua em foco em Parauapebas

Assinado na manhã desta segunda, 13/11, o Termo de Compromisso entre a Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale para a implantação do Parque Natural Maria Bonita, no Nova Carajás. A ação compõe a Licença Prévia emitida pelo Ibama para o projeto Mina N3.

publicado: 13/11/2023 16h47

O prefeito de Parauapebas Darci Lermen celebrou o início da semana com a assinatura do Termo de Compromisso entre o município e a Vale. O projeto viabilizará a implantação do Parque Natural Maria Bonita, localizado no Nova Carajás, e que ocupa uma área de 160 hectares.

“Essa parceria é muito importante para todos nós. Ela vai abrir mais um espaço de lazer para as famílias, assim como também para estudos científicos. A estrutura de proteção do parque vai trazer para as crianças, futuras gerações, a possibilidade de usufruir de uma área de floresta acessível dentro da área urbana. É uma das contribuições, enquanto município, para a preservação de espécies da flora e da fauna da Amazônia”, destaca o gestor.

“Hoje a gente celebra aqui esse acordo e a gente espera que esse passo importante com a prefeitura, com a Secretaria de Meio Ambiente, reforce a participação de todos que pensam e trabalham em prol do meio ambiente”, disse Luiz Veloso, gerente de relações institucionais da Vale. E complementa: “Essa iniciativa é parte de uma das condicionantes da Licença Prévia do projeto Mina N3, uma operação que vai manter a produção de minério de ferro, o índice de emprego e a manutenção de tributos que a gente recolhe e que trazem benefícios para toda a sociedade”, ressalta.

Vitor Garcia, do Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio Carajás destaca que este é um momento muito especial. “Nós estamos tendo o reconhecimento com a criação do Parque Municipal Maria Bonita, e a celebração de um acordo entre a Vale e a Prefeitura nos dá solidez a esse processo todo. A construção de cercamento, uma área com infraestrutura, vem num momento muito propício com a construção do mosaico de unidades de conservação, consolidando esse território e dando mais acesso as políticas públicas ambientais. A celebração desse acordo ele vem justamente na finalização do evento como o Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás (CGBio) consagrando o envolvimento de todos neste processo, conclui.

Parque Maria Bonita

A escolha do nome do parque veio através de pesquisa científica e oficinas com diferentes atores sociais ao longo dos anos. O espaço homenageia a Maria Bonita (Taeniotriccus andrei), que ocorre em apenas alguns lugares da Amazônia brasileira e tem grande incidência em Parauapebas. A espécie é símbolo do turismo de observação de aves no município e atrai muitos visitantes brasileiros e do exterior.

O registro da ave é raro, mas Luiz Fernando Matos conseguiu estes clicks que mostram como ela é mesmo Maria Bonita.

Textos: Andréa Reis

Fotos: Orion Rodrigues