A atividades turística atrai pessoas de todo mundo e movimenta milhões de reais, anualmente, no Brasil.
“É uma experiência maravilhosa estar aqui aproveitando este curso para adquirir novos aprendizados e investir na área”, declarou a aluna Kátia Alves.
A atividade é mais uma promissora alternativa que fortalece o turismo como gerador de emprego e renda. Além do receptivo, de experiência e de aventura, o município se prepara para atrair observadores de aves, que rodam o mundo em busca do registro perfeito, de espécies únicas que podem ser encontradas aqui na Amazônia, na Floresta Nacional de Carajás.
“Parauapebas é um polo neste segmento pela diversidade das espécies amazônicas. Então, a gente vai formar esse condutor para que ele consiga encontrar as espécies e identificar uma ave em campo, por meio de características morfológicas e do som”, explicou Danielson Aleixo, biólogo e um dos instrutores do curso.
A aula inaugural para 30 alunos foi realizada nesta segunda-feira, 18, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no bairro Cidade Nova. O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que teve como representante na aula inaugural, Andreza Meireles. gerente de qualificação profissional.
“Chamou a minha atenção para fazer esse curso de observação de aves porque ele vem complementar os que já tenho na área. Já que o governo está investindo, a gente tem que aproveitar a oportunidade para se qualificar”, afirmou convicto o aluno Antônio Cardoso.
No início deste mês, a Semtur formou condutores que concluíram o curso de Trilhas e Caminhadas. A capacitação em Observação de Aves dá continuidade à qualificação de pessoas que adquirem conhecimento e pretendem investir em atividades turísticas.
Texto: Anne Costa
Fotos: Orion Lima