Semsi + Ação realiza 260 atendimentos na Vila Sanção

As atividades marcaram o retorno dos trabalhos do projeto no último sábado, 19 de agosto.

publicado: 21/08/2023 14h16

Centenas de moradores da Vila Sanção compareceram à escola municipal Alegria do Saber, no sábado, 19, para participar do Semsi + Ação. O projeto levou uma série de serviços essenciais à comunidade, como emissão de RG, CPF, regulação da Junta Militar, carteira de trabalho digital, entre outros atendimentos relevantes.

Ao longo do dia foram realizados 260 atendimentos, entre 107 emissões de RG, 61 CPFs, 28 regularizações da Junta e 64 destinados aos serviços on-line, voltados a carteira de trabalho digital, cadastro no gov.br, obtenção do espelho CNIS e quitação eleitoral.

A aposentada e moradora da região, Maria Pereira Ramos, expressou sua satisfação ao conseguiu tirar uma nova carteira de identidade. “É bom contar com esses serviços aqui perto de casa. Estou feliz por conseguir tirar um outro registro. O atendimento foi ótimo e tudo aconteceu bem rápido”, disse ela, já com a identidade na mão.

Outro residente da Vila, Hélio Silva, ficou agradecido por toda atenção que recebeu durante o evento. “Foi um atendimento familiar pra mim. Fizeram com que eu me sentisse acolhido e só quero agradecer e parabenizar toda essa equipe que prestou um ótimo serviço”, declara.

A secretária adjunta municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Renata Santos, recorda que em 2021 o projeto já esteve na Vila e, agora, retorna para beneficiar ainda mais moradores.

“São cerca de 60km até aqui, mobilizamos toda uma equipe para poder prestar, com muita dedicação, mais uma vez esse atendimento. O nosso sentimento é sempre de gratidão por proporcionar mais cidadania aqueles que têm mais dificuldade para acessar os nossos serviços”, destaca Renata.

As atividades foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) com apoio dos órgãos vinculados. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) responsável pela emissão dos documentos, enquanto a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) promoveu a sensibilização comunitária sobre as questões relacionadas às queimadas. Além disso, a Ouvidoria Semsi conduziu pesquisas de satisfação para aprimorar a qualidade do atendimento prestado.

No decorrer deste ano, o Semsi+ Ação já realizou diversas edições, passando por locais como a Palmares II, os bairros Casas Populares II, Martini, Residencial Alto Bonito, além do assentamento Nova Esperança II e das parcerias com outros órgãos. Somando todos esses eventos, já foram realizados quase três mil atendimentos mais próximos das comunidades, reforçando o impacto positivo na vida dos cidadãos.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva