Semmu realiza primeira feira de artesanato feminino de Parauapebas

publicado: 07/08/2023 19h59

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), realizou a primeira feira de artesanato feminino em parceria com o Partage Shopping nos dias 5 e 6.

O evento foi aberto pela Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), com a participação do GM Renato, que ao tocar seu saxofone, abrilhantou ainda mais o evento.

A feira registrou uma expressiva movimentação de visitantes, que foram prestigiar as artesãs de diversos bairros da cidade, que comercializaram seus produtos e divulgaram a arte, a cultura e a criatividade produzidas no município. A ação integra a programação alusiva à campanha do Agosto Lilás, realizado pela Semmu.

“É com muita alegria que iniciamos a primeira edição da feira das artesãs de Parauapebas. Queremos saudar, de maneira especial, a todas estas mulheres que vieram de suas casas, atendendo ao nosso chamado e compareceram à nossa feira para vender os seus produtos, obter a sua renda e divulgar o artesanato, que tem atravessado fronteiras,” ressalta a secretária da Mulher, Marcela Simoncelo.

A artesã Andreia Moura foi uma das selecionadas para participar da Feira de Artesanato Feminino. Ela confecciona biojoias artesanais, e já no primeiro dia, conseguiu vender seus produtos. “Participar da feira das mulheres artesãs deste ano, a convite da Semmu, me deixou muito animada e espero participar de suas próximas edições. As vendas foram muito boas. Alguns moradores visitaram meu estande e tenho certeza que as próximas edições serão melhores ainda”, afirma a artesã.

Joseane Costa participa pela primeira vez de uma feira de artesãs. Ela trabalha com tapetes de tecidos e opina que a feira promove o estímulo da cultura produzida por mulheres. “Cada artesã coloca um pouco do seu coração. Quando iniciei a produção de tapetes, fiz por achar bonito e hoje esse artesanato está contribuindo na renda familiar”, diz Joseane.

A feira das artesãs, organizada pela Semmu, é uma iniciativa importante no empoderamento das mulheres e oferece um estímulo laboral, psicossocial e um meio de gerar renda familiar.

Texto: Cléo Lopes

Fotos: Adahilton Araújo