Semmu participa da VI Conferência Estadual de Políticas para Mulheres realizada em Belém

publicado: 02/12/2021 14h42

Representantes da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) marcaram presença na VI Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), nos dias 29 e 30 de novembro, na Fundação Cultural do Pará.

“Estamos aqui para construir novas políticas públicas para as mulheres de Parauapebas, promovendo ações que incentivem o conhecimento e capacitação, sempre em busca de iniciativas inovadoras. Vamos levar novas práticas e aprimorar o que já temos em nosso município”, afirma a secretária da Mulher, Edileide Batista.

Também participaram da Conferência, a coordenadora de planejamento, Duca Pereira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciene Moutinho, e as delegadas eleitas na conferência municipal. Na ocasião, três delegadas foram eleitas para representar Parauapebas na conferência nacional em Brasília, em 2022.

No segundo dia de evento, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico Racial do MPPA (Nierac), Lilian Braga, realizou a palestra magna, que teve como tema: “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, na qual destacou que as mulheres não podem ser “invisibilizadas”.

A conferência

A Conferência reuniu 350 mulheres, das 12 regiões de Integração do estado, com o objetivo de avaliar e implementar as políticas públicas direcionadas às mulheres do Pará e, ainda, eleger as organizações representantes da sociedade civil no Conselho para o período de 2020 a 2023.

O evento também teve a proposta de pensar os desafios diante da necessidade de criação e/ou fortalecimento de estruturas institucionais de políticas para as mulheres e impulsionar o desenvolvimento das políticas que assegurem a igualdade de gênero e os direitos de todas as mulheres em sua diversidade e especificidades, numa perspectiva de gênero, de transversalidade e interseccionalidade.

A Conferência foi organizada pela Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres (CIPM), vinculada à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, da Sejudh, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.

Texto: Welbys Melo / Morgana Albuquerque

Fotos: Welbys Melo