Representantes da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) marcaram presença na VI Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), nos dias 29 e 30 de novembro, na Fundação Cultural do Pará.
“Estamos aqui para construir novas políticas públicas para as mulheres de Parauapebas, promovendo ações que incentivem o conhecimento e capacitação, sempre em busca de iniciativas inovadoras. Vamos levar novas práticas e aprimorar o que já temos em nosso município”, afirma a secretária da Mulher, Edileide Batista.
Também participaram da Conferência, a coordenadora de planejamento, Duca Pereira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciene Moutinho, e as delegadas eleitas na conferência municipal. Na ocasião, três delegadas foram eleitas para representar Parauapebas na conferência nacional em Brasília, em 2022.
No segundo dia de evento, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico Racial do MPPA (Nierac), Lilian Braga, realizou a palestra magna, que teve como tema: “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, na qual destacou que as mulheres não podem ser “invisibilizadas”.
A conferência
A Conferência reuniu 350 mulheres, das 12 regiões de Integração do estado, com o objetivo de avaliar e implementar as políticas públicas direcionadas às mulheres do Pará e, ainda, eleger as organizações representantes da sociedade civil no Conselho para o período de 2020 a 2023.
O evento também teve a proposta de pensar os desafios diante da necessidade de criação e/ou fortalecimento de estruturas institucionais de políticas para as mulheres e impulsionar o desenvolvimento das políticas que assegurem a igualdade de gênero e os direitos de todas as mulheres em sua diversidade e especificidades, numa perspectiva de gênero, de transversalidade e interseccionalidade.
A Conferência foi organizada pela Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres (CIPM), vinculada à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, da Sejudh, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.
Texto: Welbys Melo / Morgana Albuquerque
Fotos: Welbys Melo
Assessoria de Comunicação/PMP