Semel se prepara para iniciar processo de celebração a convênio com OSC’s esportivas

publicado: 14/02/2022 12h21

Expectativa é contemplar 24 entidades a mais que em 2021.

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam nas modalidades esportivas em Parauapebas, interessadas em firmar convênio com a prefeitura, já podem procurar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) para requerer a parceria e protocolar seus planos de trabalho. O prazo é até 30 de junho. O horário de atendimento segue de 08h às 14h (de segunda a sexta – feira). A expectativa para esse ano é que pelo menos 43 entidades participem do processo de celebração, cerca de 44,1% a mais que o ano passado, quando 19 instituições foram contempladas.

Para participar, os representantes legais das OSCs precisam se dirigir até o setor de convênios seja da prefeitura de Parauapebas, ou diretamente na Semel, pegar o check list com todas as documentações exigidas, orientações e etapas de cada procedimento. Importante saber que os participantes precisam atender os critérios exigidos pela Lei Federal nº 13.019/2014 e Instrução Normativa Municipal 02/2019 e fiquem atentos às alterações do decreto nos últimos anos, para evitar impedimentos legais do repasse de recursos.

Criada há mais de cinco anos, a União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP) participou pela primeira vez ano passado e colheu bons frutos dessa parceria. “Eu só tenho que agradecer, em muitas cidades esse direito é negado, mas em Parauapebas o esporte tem sido visto como um grande ganho. Participei ano passado, e graças a esse recurso, a UCP, pôde colocar grandes projetos voltados para o ciclismo em nossa cidade, realizamos torneios, competições, participamos de campeonatos em outras cidades, conseguimos atender públicos de várias idades e buscar mais espaços para essa prática. Estou muito feliz”, disse a presidente da entidade, Márcia Cléia.

“Esse ano queremos oportunizar ainda mais a participação das OSc’s no processo de construção esportiva. Elas são fundamentais para que o esporte seja referência. Então convocamos as OSCs que solicitaram emendas no legislativo, para que possam vir na Semel e protocolar seus planos de trabalho. Estamos atendendo essa demanda desde o dia 01 de fevereiro e será até 30 de junho, onde todos precisam procurar o setor de Convênios, para que os técnicos orientem sobre a documentação e esclarecimentos de dúvidas. A Semel funciona no Ginásio Poliesportivo, no bairro Beira Rio”, pontuou o titular da pasta, Leandro Gambeta.

Prestação de contas

OSC’s contempladas em 2021

1. Associação Girão de Artes Marciais (AGAM)
  2. Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul Sudeste do Pará  (AEPA)