Semel realizou I Copa da Mulher Futebol Society do Sub 17

publicado: 15/03/2022 15h13

O mês da mulher é mesmo regado de muitas atividades e momentos especiais, foi com essa motivação que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ( Pec/Semel) preparou as comemorações alusivas à data com um final de semana especial para elas.

A I Copa da Mulher Futebol Society do Sub 17 aconteceu no último sábado, 12, no Complexo Esportivo do Rio Verde, de início houve um momento lúdico entre as servidoras e as atletas dos times participantes foram convidadas para um café da manhã especial.  Em seguida a Drª Elissandra Andrade, psicóloga da rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde ( Semsa), realizou uma palestra para as adolescentes,  entre os temas abordados estava ansiedade, auto estima, relacionamento familiar e aproveitou para realizar uma  dinâmica sobre relaxamento mental e psicológico para o público presente.

As competições iniciaram com a apresentação das oito equipes participantes, o Projeto Esporte e Cidadania (PEC/ Selem), Atlético, Ajax, Juventude, Estrelinha, Ágape, Acap e um time convidado do município de Curionópolis, o Independente. Todas as jogadoras são dos times da categoria de base do Sub 17 do Futebol Society. O primeiro jogo foi entre o Atlético que derrotou o PEC, time da casa por 4 x 1, teve também a goleada do Independente de 5 x 0 contra o Estrelinha. Outro jogo que animou a primeira rodada foi entre o Ajax que goleou por 7 x 0 o Juventude, já o Acap marcou 4 a 0 no Ágape.

Os times classificados seguiram para a segunda fase, porém o festival de gols que aconteceu nos primeiros jogos não se repetiu na fase seguinte. O Atlético por exemplo que conseguiu uma boa soma de gols na sua primeira apresentação, terminou no 0 x 0 contra o Juventude, o mesmo aconteceu com o Ágape e o Independente que também ficou no 0 x 0. O PEC que havia feito um gol tímido no jogo anterior, repetiu as mesmas técnicas e conseguiu vencer o Ajax novamente com apenas um gol marcado, e o Ágape que não havia feito  nenhum gol na primeira rodada, ao voltar em campo derrotou por 4 x 0 o Estrelinha.

A semifinal foi decidida entre o Atlético e o Independente o time do bairro Liberdade de Parauapebas voltou encorpado e conseguiu derrotar por 1 x 0 o time   visitante de Curionópolis.  Já Ajax foi em direção a vitória contra o Acap, a disputa marcada pela tradicional rivalidade entre as duas equipes, resultou até em cartão amarelo para a técnica Evany Chaves, que lidera as jogadoras do Ajax. Ao invadir o campo para ajudar uma das  jogadoras que havia sofrido uma falta e não se sentia bem, o árbitro Januário que comandava o jogo entendeu como um desacato e disparou um cartão amarelo, porém as jogadoras não se intimidaram e  garantiram ao Ajax a classificação para a final  e  o terceiro lugar ao   Acap em um placar de 2 x 1.

A grande final foi entre o Ajax e o Atlético, os gols não vieram no primeiro e nem no segundo tempo, as partidas terminaram em 0 x 0. Um jogo importante para a carreira das jogadoras do Sub 17, os dois times se empenharam e não facilitaram, por conta disso o jogo foi marcado por várias faltas, escanteios e saídas de bola. A partida que agitou o público presente terminou com a decisão os pênaltis em 2 x 1 classificando o Ajax ao título da I Copa da Mulher realizada pela Semel.

“É uma honra ver as jogadoras conquistando esse título, mesmo elas sendo iniciantes provaram que querem jogar bola, eu sofri um cartão amarelo, porque na hora do jogo o clima esquenta e agente como técnica age no impulso, todas estão na minha responsabilidade, o árbitro entendeu que eu invadi  o campo, mas eu entendi como apoio emocional para a jogadora, afinal elas ainda estão aprendendo a lidar com a tensão de um jogo, mas  ficou tudo bem, somos campeãs, e me orgulho das minhas meninas,  a Semel está de parabéns”, declarou emocionada a técnica do Ajax,  Evany

No quadro de premiações da I Copa da Mulher Semel

1º lugar – Ajax

2º lugar– Atlético

3º lugar– ACAP

Nas premiações individuais, o resultado ficou para a camisa 10 do Ajax, a jogadora Rayssa considerada a artilheira com seis gols marcados, já o título de Melhor Goleira e Melhor Atleta ficou para o Atlético, sob a defesa da jogadora Mariana no gol, e no campo a camisa 10, a jogadora Evelly Vitória, respectivamente.

Texto: Cleidi Rodrigues/ Comunicação Semel

Fotos: Lenno Costa e Semel