Semel realiza formação profissional para os instrutores esportivos

publicado: 31/03/2022 12h43

As aulas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) retornaram na última semana e pensando em preparar os professores para receber os novos alunos, a gestão do Projeto Esporte e Cidadania (PEC) está realizando durante três dias, uma formação profissional para cerca de 50 instrutores que fazem parte do quadro de modalidades.

Toda a capacitação está sendo conduzida pelo professor convidado Sérgio Nassar, doutor em educação e professor adjunto pela Universidade Federal do Pará (UFPA), além de mestre em educação física, possui várias especialidades em atividades aquáticas, formação na preparação de atletas, atividades lúdicas educacionais da área de esporte, técnicas de motivação para esportistas amadores ou profissionais desde as crianças até os adultos

O treinamento começou na última terça-feira, 29 e segue até o dia 31 no ginásio poliesportivo Islander Sousa. Durante todo o dia os professores recebem uma bagagem de conhecimento teórico em sala de aula, entre os assuntos abordados estão as reais funções do professor esportivo e como capacitar os alunos, para que eles possam identificar no esporte uma referência de vida. Outra possibilidade é recriação de uma estrutura pedagógica aos professores.

“Pretendemos preparar a equipe da Semel, sobre como identificar o processo de aprendizagem na iniciação esportiva por meio dos aspectos corporais, motivando o aluno durante as aulas, o professor muitas vezes está acostumado a focar apenas no conteúdo e esquece o lado humano tanto dele quanto do aluno e esse fator  é fundamental para o processo de aprendizagem, muitas vezes aluno e professor, já vem para sala de aula com sobrecargas externas que atrapalham no desempenho, sendo assim pretendemos trabalhar isso, apresentar reflexões e possibilidades a respeito das respostas que o nosso corpo nos indica todos os dias “, detalhou Sérgio Nassar.

Além das aulas teóricas, o professor ministrante, estimula os instrutores com as práticas lúdicas durante todo o treinamento na quadra do ginásio poliesportivo em uma proposta chamada de Caldeirão de Recreação. Os participantes apreendem as estratégias de planejamento, organização e execução de movimentos durante a atividade física, assim conforme o aluno vai se apresentando,  o professor então terá a técnica para  encontrar aspectos  de aprendizagem nesses futuros atletas e começar a prepará-los para situações mais intensas nos quais as modalidades podem exigir.

 Quem gostou da iniciativa foi a professora de futebol Iara Dias. “Esse treinamento abriu  a mente da gente, as vezes chegam alunos que não tem noção do futebol ou futsal, mas querem aprender,  então,  nós como professores temos que ajudar esses alunos a chegar no objetivo, talvez ser um jogador profissional, além disso  eu como técnica,  as vezes temos que exigir demais das jogadoras e hoje aprendi que o lado humano também precisa ser visto, pois sem estarmos bem, tudo pode acabar dando errado durante um campeonato”, declarou a professora.

“A Semel quer oferecer o melhor para a comunidade, as famílias e os alunos merecem receber apoio para as práticas das modalidades e ter o  entendimento que o esporte pode ir muito além das quadras ou campos, o conceito esportivo  prepara para a vida e tudo começa quando o aluno começa desde a iniciação a ser  bem preparado, por isso o professor e a família precisam caminhar juntos nessa construção, então  tiramos esses três dias para capacitar nossos instrutores para o ciclo do ano  2022”, declarou a coordenadora do PEC, Rosânia Correia.

Texto: Cleidi Rodrigues/ Comunicação Semel

Fotos: Lucas Jerônimo/ Comunicação Semel