Semed promove Semana de Alimentação Saudável nas escolas municipais

publicado: 26/08/2022 20h57

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), promoveu nas escolas municipais a Semana da Alimentação Saudável. A ação, que já está prevista no calendário escolar, visa, principalmente, sensibilizar a comunidade escolar acerca da importância de uma alimentação saudável na promoção da saúde e bem-estar.

“A semana da Alimentação Saudável é um dos objetivos do programa de EAN, que foi uma parceria do DAE com o Setor de Projetos e Convênios da Semed. A partir do calendário de 2020, ela já passou a ser prevista para o final de agosto, em alusão ao Dia do Nutricionista e ao Dia do Profissional de Educação Física”, informa Ercília Carvalho, responsável técnica da alimentação escolar.

Com uma programação diversa e muito rica, que contou com palestras, exposição sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, bem como a divulgação do tema 3 da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional e aplicação de questionários e avaliação antropométrica, a Semana movimentou as escolas municipais.

A aluna Maria Fernanda Pereira do 9º ano da escola de Tempo Integral João Evangelista participou bastante empolgada da programação. A jovem afirma que as informações recebidas a fizeram repensar sua alimentação. “Ficou claro, o quanto a gente precisa de uma alimentação saudável para a gente viver bem, ter a energia que a gente precisa para estudar. A partir de hoje eu vou incluir mais alimentos saudáveis no meu cardápio”, assegura Fernanda.

Para o professor de Ciências Joab Barbosa, a Semana vem, justamente, contribuir com o trabalho de conscientização desenvolvido dentro das escolas. “A alimentação saudável é um projeto muito importante porque ajuda a gente no trabalho em sala de aula e também na vida prática dos alunos, uma vez que, a questão de comer não é apenas o quantitativo, mas comer com qualidade e com consciência e é isso que está sendo implantado nos nosso alunos”, acrescenta o educador.

JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

O município também está participando da 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. Nesta edição, foram 19 escolas contempladas, sendo 5 de educação infantil, 11 do ensino fundamental e 3 de Tempo Integral.

Texto: Messânia Cardoso

Fotos: Lucas Santos