Pela primeira vez na história, os moradores do território indígena em Parauapebas puderam desfrutar de um dia de programação da Jornada Pedagógica na aldeia, discutindo metodologias da educação voltadas à comunidade escolar indígena.
A Jornada Pedagógica é considerada o marco inicial das atividades da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Abordando o tema “Metodologias ativas na perspectiva da inclusão, equidade e qualidade”, o evento tem como objetivo principal a preparação de todos os educadores da rede municipal, com palestras e formações específicas para cada setor da educação.
Na última sexta-feira, 11, representantes da Semed estiveram no território Xikirin para acompanhar a palestra do Professor Lucivaldo Silva da Costa, com o tema “Metodologias ativas na perspectiva da educação escolar indígena”.
Para Messias Marques, coordenador técnico pedagógico da Semed, momentos como este, onde estão reunidos professores, educadores e comunidade para discussão do currículo, proposta pedagógica e saberes locais, são de extrema importância na construção de um projeto educacional eficiente e condizente com a realidade da comunidade local.
Já o coordenador técnico da educação indígena do município Katop Ti Xikrin. a realização da formação pedagógica nas aldeias reafirma o compromisso do governo com a comunidade. ‘É importante discutir a educação escolar indígena e também o compromisso do governo em fazer a educação alcançar a todos. Em nome do cacique Bep Tuna, que autorizou a realização da primeira edição da jornada em sua aldeia, agradecemos ao prefeito Darci e ao secretário de Educação José Leal Nunes”, disse o coordenador.
Texto: Natália Brito
Fotos: Lucas Alves