Semana da Árvore 2025: Parauapebas celebra as árvores como guardiãs do clima e da vida

publicado: 18/03/2025 08h33

“A educação ambiental transformou a minha vida e fez de mim a mulher que sou hoje.” Com essa afirmação, Ana Paula, 30 anos, relembra o momento em que, aos 18 anos, foi selecionada para participar do programa Jovem Ambientalista, promovido pelo CEAP – Centro de Educação Ambiental de Parauapebas. Na época, a oportunidade a levou a um estágio no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante uma edição da Semana da Árvore. Hoje, formada em técnico em meio ambiente e graduanda de administração na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Ana Paula está como presidente da Cooperativa dos Extrativistas da Flona de Carajás (Coex Carajás), e continua atuando ativamente nas ações ambientais do município.

A história de Ana Paula é um reflexo do impacto transformador da Semana da Árvore, que chega à sua 29ª edição em 2025 com o tema “Raízes da Mudança: A Árvore como Guardiã do Clima e da Vida”. Clique aqui e confira a programação!

A programação deste ano reforça a importância das árvores para o equilíbrio ambiental e o combate às mudanças climáticas, promovendo ações educativas, imersões na natureza e atividades de reflorestamento.

Por que falar de árvores em 2025?

Mais do que fontes de sombra e beleza, as árvores são verdadeiras guardiãs do planeta: absorvem CO₂, regulam a temperatura, protegem o solo contra erosão e mantêm a biodiversidade. Em um ano em que o Pará será a sede da maior conferência climática do mundo, a COP 30, é essencial trazer a pauta da sustentabilidade para o centro das discussões.

“A preservação das árvores não é apenas uma questão ambiental, mas um compromisso com a vida e com o futuro das próximas gerações. Precisamos fortalecer nossas raízes de mudança e incentivar uma consciência coletiva para um mundo mais sustentável”, enfatiza a secretária adjunta da Semma, Nívia Santos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Victor Augusto Pereira, reforça a urgência da temática. “As mudanças climáticas são um desafio real e iminente. Somente a conservação das florestas em pé, aliada a uma mudança de comportamento, pode garantir o equilíbrio do nosso planeta.”

Sobre a Semana da Árvore

Realizada anualmente pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), a Semana da Árvore segue a Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto Federal nº 55.795/1965. Nos estados do Norte e Nordeste, a celebração ocorre em março, acompanhando as características climáticas da região.

A Semana da Árvore 2025 é mais do que uma celebração: é um convite à reflexão e à ação. Afinal, cada árvore plantada hoje é uma garantia de um futuro mais verde para as próximas gerações.

Texto: Amparo Borges
Fotos: Carleno Santos / Arquivo
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025