Segurança Social: ação integrada reforça proteção e acolhimento a pessoas em situação de rua

publicado: 28/11/2025 08h51

Intervenção coordenada promove assistência, tratamento e fortalecimento da sensação de segurança para moradores

A Prefeitura de Parauapebas, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou na tarde desta quinta-feira (27) a Operação Segurança Social, uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Polícia Militar.

A iniciativa ocorreu no bairro da Paz e teve como foco atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que utilizam as ruas como moradia, promovendo acolhimento humanizado, cuidados em saúde e reforço à segurança pública nas áreas afetadas.

Ação intersetorial une cuidado social, saúde e segurança

O secretário municipal de Segurança Institucional, Hipólito Gomes, ressaltou que a operação é uma resposta integrada aos desafios sociais e de segurança enfrentados pela região.

“A Secretaria de Segurança, junto com a de Saúde e de Assistência Social, está hoje numa grande ação de governo para deixar claro à sociedade que estamos prontos e buscamos cada dia mais dar atenção às pessoas em vulnerabilidade, mas também trazer sensação de segurança para a população. Os moradores daqui querem tranquilidade, querem que seu filho possa ir na esquina comprar um pão. Vamos atuar forte para ajudar quem precisa e, ao mesmo tempo, deixar claro à criminalidade que não vamos aceitar que ela avance no município”.

O prefeito Aurélio Goiano acompanhou a operação e destacou o caráter humanizado da ação, aliado à necessidade de garantir ordem e tranquilidade no bairro.

“Essa população do bairro da Paz vem sofrendo há muito tempo. Trouxemos uma junção de secretarias para realizar uma verdadeira ação social. A Secretaria de Saúde está atuando, a Assistência Social também. Isso é saúde pública. Precisamos acabar com essas situações de violência e devolver segurança a quem vive aqui”.

Assistência Social promove abordagem humanizada

A coordenadora da Proteção Social Especial da Semas, Nilde Monteiro, explicou que o objetivo central da abordagem é oferecer cuidado digno e apoio contínuo.

“Estamos realizando uma ação intersetorial e humanizada voltada às pessoas que, por algum motivo, estão utilizando as ruas como moradia. Como Assistência Social, estamos oferecendo acolhimento no Centro POP e o benefício eventual para retorno à cidade de origem, caso desejem”.

Representando a Semsa, Janderson Rodrigues destacou a atuação da equipe de saúde no local.

“Estamos aqui com toda a equipe para apoiar essas pessoas que mais precisam. A Secretaria de Saúde participa com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e assistentes. Com atendimento de aferição de pressão, testes rápidos de sífilis e HIV, identificação de patologias e outros atendimentos. Para pessoas em situação de dependência química, estamos fazendo encaminhamentos a instituições e ONGs parceiras que podem acolher e iniciar tratamento”.

Moradora relata sensação de alívio e esperança

Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, expressou o sentimento dos moradores diante da ação realizada pela Prefeitura.

“Para mim é muito gratificante. A gente já viu muitas situações aqui e muitas vezes ficamos com medo de sair de casa, porque eles sabem a nossa rotina. Já tivemos problemas, e ver vocês aqui hoje nos dão tranquilidade. A gente quer que cuidem deles, da saúde, dos primeiros atendimentos, para que possam ficar bem”.

Compromisso com dignidade, cuidado e segurança

A Operação Segurança Social reforça o compromisso da gestão municipal em atuar de maneira integrada, garantindo acolhimento, saúde, atenção social e segurança tanto para quem vive em situação de rua quanto para os moradores do entorno.

A Prefeitura seguirá monitorando a área e intensificando as ações para assegurar ordem, proteção e respeito à dignidade humana.

Reportagem: Hilda Barros
Fotos: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação / PMP 2025