Segurança habitacional: mais de duas mil famílias são beneficiadas com títulos do Lar da Nossa Gente e subsídios financeiros

Documentos em mãos e o coração cheio de esperança. Muitos sonhos se realizaram na noite de quinta-feira, 30, no Ginásio Islander Souza.

publicado: 01/12/2023 10h47

Garantir segurança habitacional é um dos principais compromissos da gestão municipal. Dessa forma, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) entregou 1860 títulos de lotes não edificados do programa Lar da Nossa Gente e outras 490 famílias foram contempladas com o termo de quitação do programa de Subsídio Financeiro.

A solenidade de entrega iniciou com um momento de louvor e era possível perceber o sentimento de gratidão pela conquista por parte de cada um dos beneficiados.

“O coração está cheio de alegria, desde quando ligaram pra mim dizendo que eu tinha ganhado o lote. É um momento de alegria, de gratidão por ter recebido. São muitos anos morando de aluguel”, conta Katiane Silva.

Os beneficiários do programa cumpriram etapas rigorosas a partir dos cadastros habitacionais. Todo o processo foi acompanhado pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Israel Silva é deficiente e pediu um momento de fala para contar um pouco da sua história. “Quando eu tentei desistir, Deus me falou: pare, você vai conseguir. Me ligaram no meu telefone. Senhor Israel Alves da Silva venha assinar um documento do seu terreno que você foi contemplado. Eu achei que era brincadeira, mas é verdade”, disse emocionado com a conquista.

Rozilene Conceição é auxiliar de serviços gerais e estava muito entusiasmada. Com o título em mãos, ela exibia com alegria a conquista. “Cheguei aqui em 2007, lutei, lutei, lutei, consegui. Minha casa, tá vendo?”, mostrava orgulhosa.

Para o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, poder realizar o sonho dessas pessoas é fundamental para a gestão. “Esse é o momento daqueles que trazem felicidade para o gestor público quando ele tem a oportunidade de beneficiar a sua gente, aquelas pessoas que mais precisam. Obrigado Deus, obrigado a essa cidade que acreditou que é possível fazer grandes programas”. O Lar da Nossa Gente foi lançado em 2018, beneficiando duas mil famílias na primeira fase.

Já o programa Subsídios iniciou em 2021 com a quitação de lotes urbanos no valor de até R$ 25 mil reais. Até então, já foram mais de 1500 famílias beneficiadas com os termos de quitação dos lotes.

Etapas do Lar da Nossa Gente

As etapas passaram pela: coleta da documentação; análise documental; visita domiciliar da equipe social; confecção do laudo social de cada candidato; sorteio de localização dos lotes; pagamento de 1% do valor do imóvel, por parte do candidato sendo o Município responsável por subsidiar 99% do valor financiado e assinatura do termo de recebimento do imóvel.

Quem tiver interesse em participar dos programas habitacionais, pode ir ao Setor de Cadastro, localizado na rua Cristo Rei, nº 9, bairro Rio Verde, portando todos os documentos pessoais.

Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Orion Lima