Segurança de barragens: Defesa Civil de Parauapebas participa de alinhamento sobre PAEBM

Nesta quinta-feira, 6 de julho, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), participou de alinhamento sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e visitou o Centro de Controle Ambiental (CCA), no Núcleo Urbano de Carajás.

publicado: 07/07/2023 13h21

Na ocasião, a empresa Vale, apresentou os PAEBMs das barragens Jacaré, Kalunga, Estéril Sul e Pera Montante, localizadas dentro da área da mineradora, que operam normalmente, conforme as adequações da Resolução N° 95/2022, da Agência Nacional de Mineração (ANM).

“A interação entre empresa e Defesa Civil é muito importante para troca conhecimentos e também sobre o aspecto legal, a própria resolução afirma que o PAEBM deve ser elaborado em conjunto entre Vale, Compdec e com participação da comunidade”, declara Eudes José Melo de Barros, engenheiro da área de PAEBM da Vale.

O coordenador da Defesa Civil, Érick Nascimento, acompanhado da equipe de técnicos do órgão, reforçou a relevância do momento. “Nosso trabalho também envolve a geração de produtos que beneficiem o município”, afirma.

Ainda durante o encontro, foi apresentado pela mineradora o cronograma de ações que contam com a interação com trabalhadores, comunidade e Defesa Civil, por meio de exercícios simulados e palestras como ações protetivas.

“O trabalho integrado entre as equipes é essencial para o sucesso de todas as ações preventivas previstas também no  Plano de Contingência do Município de Parauapebas (Plancon), que além de reforçar a cultura de prevenção,  estabelece os procedimentos para ações de monitoramento, alerta, alarme, fuga, socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais em situações de desastres”, complementa Érick.

O Plancon está em fase de revisão e toda a população pode participar por meio da Consulta Pública disponibilizada aqui no portal da Prefeitura de Parauapebas até o dia 21 de julho.

Clique para acessar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYMfwYZf2haCLz9t189GP-CZQ5w5Bz469w5752hteqJkU17w/viewform?pli=1

Texto: Sara Nascimento (Semsi)

Fotos: Júnior Lopes

Assessoria de Comunicação/PMP