Alunos da rede estadual participaram da aula inaugural do Programa Coletivo Jovem

publicado: 03/05/2022 12h09

45 alunos da rede pública foram inscritos no Programa Coletivo Jovem de Meio Ambiente, realizado por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, onde o objetivo é construir e contribuir na formação político, social e ambiental de jovens a fim de mobiliza-los nas questões ambientais, transformando-os em protagonistas e agentes transformadores na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da cidade.

No último sábado (30) de abril os alunos do projeto estiveram participando da aula inaugural que aconteceu no auditório da Secretaria de Meio Ambiente ( Semma ), os estudantes conheceram a equipe que irá ministrar o curso que terá a duração de 12 meses.

Iza Mota, Coordenadora de Educação Ambiental, lembra que o projeto surgiu do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente .” A Semma está fazendo a implantação dele este ano, com o projeto piloto. A turma nós estamos com 45 estudantes da rede estadual do ensino médio entre idades de 14 a 18 anos. O curso terá a duração de 1 ano. Os 6 primeiros meses irão ser de aulas teóricas de formação também com aulas práticas, a partir do 6 mês terá um grupo mais separado, para eles começarem a trabalhar e atuar nos projetos da Semma de forma voluntária” destacou a Coordenadora.

Já os alunos que irão participar do programa as expectativas são as melhoras e estão ansiosos para os inícios das atividades tem gente que já até pensa em trabalhar na área ambiental. “ Minha expectativa está alta pelo fato de eu já gostar né, e também eu acho que é uma oportunidade única pelo fato de a gente ser jovem ter essas oportunidades tá mais voltado para o mercado de trabalho. Eu como jovem já tenho essa mente de me especializar na área e é isso eu tenho uma expectativa bem alta e eu pretendo sim atuar nessa área” afirma a estudante Joyce Gabriela.

“ Eu espero que esse projeto seja muito inovador eu já tenho boas referências como já foi aqui palestrado, eu pequei a essência do projeto e quero que faça parte da minha vida sempre. Esse modo de motivar os jovens e aproveitar mais a juventude para poder mudar o futuro isso é muito importante pra mim hoje” explica o aluno Kauaniston Costa.

Texto: Marcelo Duarte

Foto: Orion Lima