Secretaria de Meio Ambiente realiza 26ª Semana da Árvore com vasta programação

publicado: 22/03/2022 15h43

Até o próximo sábado, 26, a população pode conhecer os projetos e estandes montados no pátio da Semma, que mostram as belezas naturais de Carajás.

A 26ª Semana da Árvore este ano tem como tema “Bà Anodja- Preservar é preciso”. O evento está com uma vasta programação com seminários, workshop, oficinas, feira sustentável, doação e plantio de mudas, apresentações lúdicas, trilhas ecológicas e outras programações.

A abertura foi na última segunda-feira, 21, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito João do Verdurão e o secretário de Meio Ambiente, Sávio Santiago.

“Hoje segunda-feira (21) aconteceu a abertura da 26º Semana da Árvore com o tema preservar é preciso e segue até sexta-feira (26) aqui na secretaria de meio ambiente. Teremos várias ações onde você é o nosso principal convidado” destaca Sávio Santiago, Secretário de Meio Ambiente ( Semma )

Uma grande estrutura foi montada no pátio do estacionamento da Semma, com vários estandes expositores das secretarias parceiras da Semana da Árvore. A Secretaria de Produção Rural (Sempror), por exemplo, apresentou a Feira de Agricultura Familiar “e tem algo muito especial que são as meninas do Florindo o Mundo, que já trouxeram a sua produção e estão vendendo no nosso evento”, disse Ysa Motta, coordenadora de Educação Ambiental.

Ainda durante a abertura das programações, estudantes da rede municipal e estadual de ensino conheceram um pouco mais das riquezas naturais da flora e fauna de Carajás. “Eu estou achando muito interessante conhecer toda a nossa fauna da nossa região de Carajás, que é tão importante para o mundo inteiro”, destacou a estudante Maria Heloize.

Quem participou da abertura pode ver diversos projetos realizados em prol do meio ambiente bem como a inauguração do Drive-Thru da Reciclagem, para onde, nesse primeiro momento, a população poderá levar as suas garrafas pets, uma grande forma para contribuir com o meio ambiente. O drive está funcionando no prédio da Secretaria de Meio Ambiente, na rua Juruna s/n, residencial Parque dos Carajás.

Também na segunda-feira, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, ocorreu a palestra da Márcia Kambeba, doutoranda em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), escritora, poeta educadora, palestrante de assuntos indígenas e ambiental.

“Pra mim, é uma honra está participando de um evento dessa magnitude. Espero que todos que estejam participando da minha palestra saiam com essa semente de que precisamos mais do que nunca cuidar do nosso meio ambiente”, disse Márcia Kambeba.

Quem também ministrou palestra, porém de forma virtual, foi Leonardo Boff, teólogo, filósofo, escritor e membro da iniciativa internacional da Carta da Terra e autor do livro Sustentabilidade, com conhecimentos importantes de educação e sustentabilidade.

Você que deseja participar das palestras e oficinais fique ligado nas programações da 23ª Semana da Árvore.

Clique aqui para acompanhar a programação

Texto: Marcelo Duarte

Fotos: Renato Resende