Saúde mental: como e onde ter atendimento?

publicado: 31/01/2023 15h21

Parauapebas conta com uma das redes de atenção psicossocial mais estruturadas do país, com atendimentos na Atenção Primária, Caps e Ala Psicossocial

A campanha nacional do Janeiro Branco encerra hoje, 31, mas o alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental deve se manter ao longo do ano. Em Parauapebas, a população pode contar com a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que realizou em 2022 mais de 10 mil atendimentos.

“Se você está sofrendo, acha que tem alguma coisa errada com a vida, está perdendo sono ou fica triste com muita frequência, você pode ir ao posto de saúde ou Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e procurar ajuda, quanto antes você procurar melhor. Não fique em casa, não se automedique, em vez disso procure o atendimento especializado na rede de saúde”, destaca Wagner Caldeiras, coordenador da Raps.

As pessoas que apresentam esse quadro descrito pelo Wagner devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para agendar consulta com psicólogo. Só ano passado foram realizados 10.467 atendimentos de saúde mental nas UBS que formam a Atenção Primária em Saúde no município.

O Caps é direcionado para atendimentos de casos mais crônicos de saúde mental. Os pacientes atendidos na unidade de saúde recebem, além do atendimento psicológico, acompanhamento de psiquiatria e de assistência social, dispensação de medicamento controlados, entre outros serviços.

Pacientes em situação de agravamento da saúde mental ou surto psicótico contam com o suporte da Ala Psicossocial no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), que completará dois anos de inaugurada dia 8 de fevereiro deste ano e, em 2022, realizou 382 internações.

Zilma de Oliveira, coordenadora da ala, informa que a entrada para internação ocorre somente via Pronto Socorro ou Samu, que podem ser acionados pelo próprio paciente ou por seus familiares. “Aqui, eles são acompanhados por uma equipe multidisciplinar até que fiquem com um quadro mais estável para dar continuidade ao tratamento ambulatorial”, explica Zilma.

O acolhimento no local, que oferece um espaço exclusivo aos internados e um atendimento humanizado tem sido elogiado por familiares e pacientes que precisam do serviço. “Sou muito bem tratado aqui, tomo café da manhã, almoço, lanche, janta, meus medicamentos e me sinto bem melhor, agradeço todo o apoio”, compartilhou um dos pacientes da ala masculina que recebeu alta nesta terça-feira, 31.

Por que Janeiro Branco?

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Texto: Karine Gomes

Fotos: HD Produções/ Renato Resende

Com informações do portal https://janeirobranco.com.br/