Emprego, trabalho e renda

Sala do Empreendedor já fez mais de 23 mil atendimentos este ano

Sine, por sua vez, realizou 12,5 mil atendimentos presenciais somente no primeiro semestre, enquanto o Banco do Povo fomentou 185 micro e pequenos empreendedores. São dados preliminares das ações da Seden, que mostram como a Prefeitura de Parauapebas vem incentivando e fortalecendo os MEIs e pequenos negócios no município.

publicado: 04/11/2022 18h06

De setembro de 2021 a setembro deste ano, Parauapebas registrou 1.962 novos microempreendedores individuais. Os dados são do Portal do Empreendedor do Ministério da Economia e mostram uma elevação de 19,38% de MEis num dos municípios que mais cresce no Pará. Eles totalizaram 10.122 no ano passado e em setembro deste ano já somavam 12.084.

As atividades mais exercidas pelos MEIs em Parauapebas estão nos ramos de salão de beleza, vendas, vestuário, alimentação e bebidas, entre outros. E, para abrirem seus negócios, esses microempreendedores encontram no município uma importante porta aberta que facilita o que pode ser uma carreira de sucesso para eles: a Sala do Empreendedor, administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden).

Até 25 de outubro deste ano, a Sala realizou 23.244 atendimentos contra 19 mil em todo o ano passado. “A Sala do Empreendedor nada mais é que um canal facilitador entre o poder público e a classe empreendedora”, diz o coordenador de Empreendedorismo, Celso Alves Pereira.

Canal facilitador, reforça o coordenador, porque a Sala reúne todos os órgãos que os MEIs precisam para conduzir os processos de abertura, regularização e baixa dos empreendimentos.

Celso Pereira, coordenador da Sala do Empreendedor

A Sala reúne atendimento pela Vigilância Sanitária, Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), Meio Ambiente, Junta Comercial do Pará (Jucepa), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Receita Federal. “Isso, seguramente garante agilidade e facilita muito a vida dos empreendedores”, atesta Celso Pereira.

Empreendedorismo Feminino

Neste ano, a Seden criou a Coordenadoria de Empreendedorismo Feminino, que também funciona na Sala, para desenvolver ações de fomento à economia produzida pelas mulheres. É um atendimento exclusivo para alavancar os negócios delas, o que começa pela formalização das MEIs.

“Além da formalização, a gente trabalha com um banco de dados para cadastrar essas mulheres porque a gente trabalha com ações para elas comercializarem os seus produtos e ainda para terem capacitação na área e fazerem treinamentos”, pontua a coordenadora de Empreendedorismo Feminino, Lídia Abreu.

Em menos de 12 meses, a coordenadoria já trabalha com grupos que reúnem um total de 400 MEIs. “Você que é empreendedora pode nos procurar aqui na Sala do Empreendedor para se cadastrar em nosso sistema”, convida Lídia Abreu.

Banco do Povo

O fortalecimento dos pequenos empresários e dos MEIs também passa pelas facilidades de créditos oferecidas pelo Banco do Povo, que até outubro deste ano fomentou 185 empreendedores de Parauapebas com um total de R$ 1,4 milhão, sendo que 37 empréstimos foram destinados a empreendedores da zona rural.

Fique ligado e anote o novo endereço da Sala do Empreendedor: rua C, esquina com a rua 4, bairro Cidade Nova.

Sine e Ceter: atendimento com qualidade

Em Parauapebas, há preocupação da prefeitura de não apenas garantir emprego aos trabalhadores, mas de qualificá-los para o mercado de trabalho, uma ação assumida agora também pela Coordenadoria Especial de Trabalho e Renda (Ceter), que neste ano certificou 214 trabalhadores em 11 diferentes cursos profissionalizantes.

Já o Sine teve o prédio reformado para melhor conforto dos trabalhadores em busca de emprego e com sala exclusiva para as pessoas com deficiência. Ali, somente no primeiro semestre deste ano, houve 12.562 atendimentos presenciais, que resultaram em 3.404 trabalhadores encaminhados para diversas empresas.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Órion Lima