O serviço tem impacto direto na vida das famílias

Na última sexta-feira, 28, o SAC Móvel esteve no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) para mais uma ação de rotina, realizando a emissão de RG para mães que acabaram de dar à luz na instituição. O serviço, que chega até quem mais precisa, garantiu agilidade e tranquilidade para mulheres que, no momento pós-parto, enfrentam dificuldades para se deslocar até um posto de identificação.
“O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), reforça seu compromisso de inclusão por meio do SAC Móvel”, destaca a coordenadora do SAC, Larissa Martins.
Os atendimentos do SAC Móvel são destinados a idosos, pessoas com deficiência, cidadãos com mobilidade reduzida, acamados, gestantes, puérperas e qualquer pessoa que, por motivo justificável, não consiga comparecer ao ponto de atendimento. O serviço funciona na zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira. As solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp: (94) 99207-2998.
Para a assistente social da maternidade do HGP, Daiane Melo, o serviço tem impacto direto na vida das famílias. “Muitas mães chegam com documentos vencidos ou rasurados, o que dificulta a emissão da certidão de nascimento do bebê. Esse atendimento facilita muito, porque permite que a mãe resolva tudo ainda no hospital e consiga registrar seu filho sem transtornos”, explica.
“Em Parauapebas, o SAC Móvel representa o compromisso da Prefeitura de Parauapebas em garantir dignidade, acesso e cidadania, levando serviços essenciais até onde as pessoas mais precisam”, afirma o secretário da Semsi, Hipólito Gomes.
Texto: Sara Nascimento
Foto: Arquivo Semsi
Assessoria de Comunicação / PMP 2025