Saaep recebe atestado de regularidade junto ao Snis

publicado: 12/01/2023 14h37

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) recebeu, mais uma vez, o atestado de regularidade junto ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).

Esse é o maior e mais importante sistema de informações do setor de saneamento brasileiro. Com base nele, os municípios têm acesso a uma extensa base de dados que oferecem análise de variáveis que possibilitam a melhoria de pontos fracos e o fortalecimento de áreas que já estão bem colocadas no sistema.

Nayara Moura, coordenadora do setor de Qualidade do Saaep, informou que todo ano os servidores do setor de qualidade são responsáveis por colher os dados e enviar para a análise do órgão nacional.

“O preenchimento dos dados do Snis é muito importante, por isso, realizamos anualmente um trabalho minucioso reunindo as principais informações que incluem dados sobre a qualidade no tratamento de água e esgoto, assim como financeiros e tarifários sob responsabilidade do Saaep”, destaca Nayara.

Segundo o diretor executivo do Saaep, Elson Cardoso, o relatório positivo do Snis é uma conquista para o município, uma vez que o atestado de regularidade oferece condições para acesso aos recursos federais.

“A participação no Snis é voluntária, mas para participar dos programas de investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional o envio dos dados é um critério essencial na liberação de recursos financeiros. Aqui no Saaep nós enviamos todo ano, e receber o atestado anualmente mostra que estamos no caminho certo e que oferecer um serviço de qualidade é nossa maior prioridade”, comenta Elson.

Assessoria de Comunicação/PMP