Saaep

Saaep realiza revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Apoena

publicado: 31/05/2022 13h04

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) iniciou na última semana a adequação e revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Apoena. Com a obra, a autarquia otimizará o tratamento de efluentes que recebe de três bairros e do sistema de descarte de esgotamento sanitário do município.

A reforma inclui a construção de dois tanques que irão receber o lodo proveniente do sistema de tratamento. Com a operacionalização da nova estrutura, o material condicionado será desidratado e estabilizado até que esteja pronto para se transformar em adubo para mais de mil mudas de árvores, que serão utilizadas no reflorestamento da área.

“A partir dessa revitalização, o Saaep poderá ampliar sua capacidade de tratamento de esgoto, gerando um efluente com parâmetros adequados ao local de despejo”, explica o chefe de gabinete Musa Nabih.

As obras da ETE também vão incluir a substituição e reparo de equipamentos que garantirão um tratamento mais eficiente do esgoto urbano.

“Nosso compromisso é melhorar o saneamento básico do município. Essa obra, que faz parte do nosso planejamento estratégico, integra um conjunto de procedimentos que o Saaep vem executando para minimizar os impactos que os efluentes geram sobre a natureza”, informa o diretor-executivo, Elson Cardoso.

Texto e fotos: Saaep

Assessoria de Comunicação/PMP