Saaep lança chamada para pequenas organizações que reciclam óleo vegetal

publicado: 07/03/2022 14h57

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) vai implantar um posto de coleta de óleo vegetal para que os servidores da autarquia façam a destinação correta do produto. Dessa forma, o Saaep lança uma chamada para cadastramento de pequenas organizações e cooperativas que tenham interesse em utilizar esse óleo vegetal para transformar em produtos derivados, como por exemplo sabão ecológico.

Com o projeto “Menos Óleo, Mais Sustentabilidade”, os óleos vegetais, produzidos a partir de sementes como as de girassol, milho, canola e soja, utilizados para fins domésticos e coletados pelos servidores, se transformarão em renda para cooperativas e pequenas organizações. Além de contribuir com o meio ambiente, evitando a contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera. Com esta ação, o Saaep contempla o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, água potável e saneamento.

“O intuito de lançarmos esse programa entre os servidores do Saaep, é desenvolver a cultura de consciência em relação ao uso correto da água. A ação de descartar o óleo no ralo da pia, por exemplo, causa entupimento da rede de esgoto, contamina a água e gera outros transtornos. Dessa forma, o envolvimento de cada servidor junto com o Saaep, pode contribuir com a redução dos impactos negativos da ação sobre o meio ambiente e ainda gerar renda para a comunidade”, explica o diretor-executivo Elson Cardoso.

As empresas interessadas em participar da seleção podem se inscrever até o dia 11 de março por meio do link https://forms.gle/dhdhVC2a5q94zQ757.

Texto: Comunicação Saaep

Assessoria de Comunicação/PMP